DestaquesGeral

Florada dos ipês amarelos já embeleza paisagem e anuncia fim do espetáculo

A florada do ipê amarelo ocorre entre os meses de agosto e setembro. A árvore é considerada um dos símbolos do Brasil

A florada dos ipês amarelos já pode ser admirada por toda a cidade de Marília, que adotou a espécie como árvore das vias urbanas. A espécie de árvore nativa é também muito indicada para ações de reflorestamento, preservação e arborização ambiental. A de cor amarela ocorre no mês de agosto até setembro, sendo a última florada do ano.

Florada em vários bairros da cidade encanta moradores e visitantes

Ipê-amarelo tem sua florada em agosto e vai até setembro. Este ano foi um pouco atípico, as floradas dos ipê-roxo, rosa e branco não duraram muito, provavelmente devido às ondas de calor. Enquanto o pau brasil denomina a nação, o ipê amarelo é considerado o símbolo do país. Na região, a espécie é conhecida como Handroanthus chrysotrichus.

Tempo seco no final do inverno favorece floração do ipê-amarelo por toda Marília

A florada está presente desde o primeiro ano de vida da árvore, que pode sobreviver mais de cem anos. O colorido da árvore, que chega a atingir até 20 metros de altura, chama atenção de muitas pessoas. A espécie vive sempre distante do chão, além de ser formadora de copas.

Quem percorrer Marília por estes dias, seja visitante ou morador, também vivenciará estes momentos de contemplação. O roteiro percorrido pela reportagem do Jornal Cidade para registrar a beleza natural inclui os seguintes endereços: bairro Novo Horizonte (zona Leste), avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, avenida das Esmeraldas, rua São Miguel, rua São Jorge, avenida Nicola Rici e avenida Tiradentes. A floração contribui para um cenário de arborização que embeleza ruas e avenidas, promovendo um colorido típico na despedida do inverno.

Neste ano, a florada tem sido diferente no interior de São Paulo. Os principais fatores são a estiagem e as oscilações de temperatura. Os ipês iniciam sua florada no inverno, quando temos um período mais seco. Porém, a florada pode ser antecipada se a seca se iniciar antes do período considerado normal.

Outro fator é o período das chuvas. Se o período ficar mais curto, por exemplo, ocorrendo só entre dezembro e janeiro, a floração pode adiantar, porque a seca vai começar muito cedo.

FONTE: JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *