Janela Para o JapãoNotícias

Demandantes reagem à decisão do tribunal de Nagasaki sobre “hibakusha”

Demandantes que exigem o reconhecimento como sobreviventes da bomba atômica e seus advogados realizaram uma reunião para informar aos apoiadores e outras pessoas a decisão tomada sobre o caso, na segunda-feira, pelo Tribunal Distrital de Nagasaki.

O tribunal ordenou a cidade de Nagasaki e a província de Nagasaki a reconhecer 15 dos 44 demandantes como “hibakusha”, ou sobrevivente da bomba atômica, e a emitir um certificado de hibakusha para eles.

Iwanaga Chiyoko, que lidera o grupo dos demandantes, se referiu à decisão que reconheceu como “hibakusha” apenas residentes de três vilas localizadas a leste do marco zero. Iwanaga disse que o impacto das substâncias radioativas não foi sentido apenas ao leste do marco zero e que esperava uma sentença baseada em fatos.

Outro demandante, Yamauchi Takeshi, considerou a decisão extremamente preocupante, pois causará uma divisão entre os sobreviventes. Ele ressaltou que, em Nagasaki, a zona designada de exposição à radiação permanece delimitada em um raio de 12 quilômetros, enquanto que em Hiroshima, a área é estabelecida em um raio de cerca de 40 quilômetros a partir do marco zero.

O critério de reconhecimento como “hibakusha” é definido pelo governo central. Autoridades do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social posicionaram a seu favor a cidade e a província de Nagasaki como participantes do processo judicial.

O ministério emitiu um comentário sobre a decisão de segunda-feira, dizendo que parte da reivindicação dos governos locais não foi aprovada. Acrescentou que vai examinar de perto a decisão e decidir como responder, após consultar os ministérios e agências relevantes, bem como a prefeitura e o governo provincial de Nagasaki.

FONTE:NHK PORTUGUESES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *