Santa Casa de Marília realiza workshop para apresentação de materiais médicos para traumas
A Santa Casa de Marília realizou workshop para apresentação de materiais médicos para traumas, nos dias 2 e 5 de setembro, no salão de reuniões da instituição. Na oportunidade, médicos ortopedistas e residentes da referida especialidade médica, juntamente com a equipe de enfermagem do hospital, puderam ter acesso às opções de mercado.
Profissional de enfermagem representando empresa fornecedora de materiais de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) específicos para trauma, Cléber Prado trouxe informações importantes sobre planejamento e utilização adequada recomendada pelo fabricante.
“Estamos em um período de reestruturação e de renegociação de contratos. Diante disso, aproveitamos oportunidades junto a empresas fornecedoras de materiais ao hospital e promovemos workshops como este para garantir uma qualificação especial assistencial em uma área basicamente tecnológica”, disse a diretora técnica da Santa Casa de Marília, Ismênia Torres, que coordena o workshop contando com o apoio do encarregado de OPME, Leandro Messias e da enfermeira do setor, Gabriela Peron.
A reorganização do fluxo assistencial, agregando aos suprimentos, gerou esta demanda da Direção Técnica da Santa Casa de Marília junto à equipe de Ortopedia. “Envolvemos a área de Suprimentos com capacitação e relação com fornecedores. Neste processo, nossa intenção é dar outro tom ao processo assistencial, enfatizando aspectos como controladoria, otimização de recursos e sustentabilidade”, disse ela.
De acordo com Ismênia Torres, este trabalho vai garantir ganhos ao paciente e à instituição. “Vamos passar a fazer mais com o menor custo, tudo isso levando em conta a qualidade do material e a qualificação dos profissionais envolvidos. Este trabalho nada mais é que focar a rastreabilidade, segurança dos materiais, ter todo o cuidado com o paciente e ao mesmo tempo evitar desperdício de materiais, utilizando-os da forma correta”.
Para um resultado satisfatório através dos workshops e desta mudança de conceitos junto à OPME/Suprimentos, a diretora técnica da Santa Casa de Marília explica que é preciso haver um planejamento, para que os profissionais estejam preparados. “O trauma vai acontecer independente do momento e a partir de então, com a necessidade dos materiais de órteses e próteses, não precisaremos procurar o fornecedor, uma vez que passaremos a trabalhar com um plano de contingência, através de um acordo com empresa fornecedora através de um sistema de consignação”.
Pelo menos mais um worshop do gênero deverá ser realizado até o final deste ano e em 2025, agenda com novas atividades será divulgada pela Direção Técnica da Santa Casa de Marília, neste trabalho em parceria com a OPME/Suprimentos e Ortopedia.