Autores de ação judicial em Nagasaki exigem reconhecimento de todos como hibakusha
Representantes dos autores de uma ação judicial que buscam o reconhecimento do governo japonês de que são sobreviventes do bombardeio atômico de 1945 em Nagasaki solicitaram que funcionários do governo local reconheçam todos os demandantes como hibakusha.
Quarenta e quatro demandantes da província de Nagasaki que estavam fora da zona de exposição à radiação designada pelo governo entraram com ação judicial no Tribunal Distrital de Nagasaki buscando um reconhecimento oficial de que são sobreviventes da bomba atômica.
O tribunal decidiu, na segunda-feira, que 15 dos demandantes deveriam ser reconhecidos como hibakusha, dizendo que a chamada chuva negra contendo substâncias radioativas caiu em algumas áreas fora da zona.
Na terça-feira, os representantes se reuniram com autoridades da cidade e da província de Nagasaki e entregaram a eles um documento pedindo uma solução rápida. Eles exigiram que todos os demandantes fossem reconhecidos como hibakusha e também instaram as autoridades a emitirem certificados de sobreviventes da bomba atômica para os 15 demandantes, sem entrar com um recurso.
Iwanaga Chiyoko, que lidera o grupo de autores da ação, disse que não pode aceitar a decisão que não reconhece todos os demandantes e que quer que a cidade e a província se mantenham firmes contra o governo nacional.
As autoridades responderam que o prefeito de Nagasaki, Suzuki Shiro, e o governador de Nagasaki, Oishi Kengo, visitarão o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social na quarta-feira para transmitir as demandas. Também afirmaram que discutirão maneiras de reconhecer os hibakusha com as autoridades nacionais.
FONTE: NHK PORTUGUÊS