Palestra e pedágio estão entre as ações do Setembro Amarelo na Santa Casa de Marília
A Santa Casa de Marília promove ações no Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio. Palestra e pedágio estão previstos para acontecer em atividades que vão contar com as participações dos públicos interno e externo.
Nos dias 15 e 16 de setembro, às 15h e às 10h30, respectivamente, a psicóloga Gabriela da Silva Disner, ministra palestra com o tema “Repensando o Setembro Amarelo: prevenção do suicídio, posvenção e o luto dos profissionais”, no salão de reuniões da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A psicóloga e pedagoga, Gabriela da Silva Disner
A palestrante é graduada em Psicologia pela Unimar (Universidade de Marília) e wm Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Marília. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/Unesp, na linha de Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano, desenvolvendo atividades de pesquisa na área de Psicologia da Educação. Possui experiência em Psicologia da Educação e da Saúde, é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pelo Indep (Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação), em Psicopedagogia e Psicologia Hospitalar pelo CRP/SP (Conselho Regional de Psicologia/São Paulo). Também concluiu aprimoramento em Psicologia Hospitalar pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Atualmente, ela está se especializando em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e na Posvenção ao suicídio pelo Instituto Vitalere.
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde, pedágio vai acontecer nas proximidades do relógio de ponto do refeitório. Na oportunidade, funcionários do hospital vão ter acesso a informações e dinâmicas importantes de auxílio às pessoas que necessitam de ajuda para cuidar da saúde mental delas.
“O Setembro Amarelo é um momento importante para conscientizarmos as pessoas sobre a importância em se ter uma boa saúde mental e ao mesmo tempo mostrar a eles como buscar ajuda em caso de necessidade. Mudanças de comportamento de familiares e amigos devem servir de alerta. Este trabalho precisa ser realizado o ano todo e não apenas em setembro. O mais importante é priorizar o fortalecimento psicoterapêutico e o autocuidado para evitar pensamentos destrutivos e o suicídio”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho.
Os colaboradores da Santa Casa de Marília que precisam de atendimento psicológico podem procurar o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e agendar as sessões de terapia. Em casos emergenciais, os psicólogos fazem o acolhimento e encaminhamento destes funcionários que necessitam de ajuda no que diz respeito à saúde mental. Vale ressaltar que os atendimentos acontecem com total sigilo e ética profissional.