EcologiaVariedades

Cristo Redentor, no Rio, e Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, são iluminados em verde pelo Dia Nacional do Cerrado

Em prol da iniciativa “Sou Cerrado”, com apoio do Instituto Chico Mendes, WWF-Brasil, Voice of the Oceans, agência ACUCA, Rede Cerrado, ISPN, Instituto Alok e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, cartões-postais alertam brasileiros sobre o bioma mais devastado do país

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, serão iluminados em verde nessa quarta-feira, 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, das 19h às 20h e das 19h30 às 20h30, respectivamente. As luzes simbolizam um pedido de socorro pelo bioma mais devastado do país e um alerta aos brasileiros sobre a necessidade de conservação.

O Cerrado responde por 61% do desmatamento total do Brasil, ultrapassando a Amazônia (Relatório Anual de Desmatamento/MapBiomas, maio/2024). Enquanto isso, a iniciativa Sou Cerrado revelou que 70% dos brasileiros desconhecem que o bioma é o berço das águas do Brasil, e 30% sequer sabiam que lá existe água. (Hibou, novembro 2023). 

O evento da iluminação dos monumentos é uma iniciativa do “Sou Cerrado”, com apoio do Instituto Chico Mendes, WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Agência ACUCA, Rede Cerrado, ISPN, Instituto Alok e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que engajaram esses marcos brasileiros para conscientizar a população sobre a situação do bioma que precisa urgentemente de proteção. 

É inadmissível que as nascentes de água sequem e a vegetação nativa do Cerrado seja destruída diante dos olhos de milhões de brasileiros por falta de reconhecimento do bioma como fundamental para a sobrevivência da população. O Cerrado, além de ser o coração do Brasil, precisa ocupar o coração dos brasileiros. 

“Esperamos que, com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, coração da cidade de São Paulo, consigamos chegar mais perto desse lugar de destaque na luta contra 

WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *