GeralMundo

ONU abre 79ª sessão da Assembleia Geral a duas semanas da chegada de líderes globais

Líder do órgão deliberativo destaca princípios da unidade e inclusão; prioridades incluem promover crescimento da economia, paz, resolução de conflitos e direitos humanos; secretário-geral quer ênfase na busca de soluções em um “mundo em turbulência”.

As Nações Unidas abriram formalmente nesta terça-feira o período de trabalhos da 79ª Assembleia Geral com um discurso do presidente, Philemon Yang, de Camarões.

O debate de alto nível contará com a presença de chefes de Estado e de governo dos 193 países-membros da organização, além de representantes globais a partir de terça-feira, 24 de setembro.

Princípios da unidade na diversidade

Horas depois de assumir a liderança da Assembleia Geral, Philemon Yang, disse que a visão do seu mandato será a pedra angular construída sobre os princípios da unidade na diversidade, promovendo um ambiente onde cada voz não seja apenas ouvida, mas valorizada.

Presidente da Assembleia Geral, Philemon Yang, defendeu busca de avanços pela paz

ONU/Eskinder Debebe

Ele defendeu a busca de avanços pela paz, garantindo que os esforços internacionais para a resolução de conflitos sejam proativos e duradouros. Yang apontou ainda o desenvolvimento sustentável como foco fundamental, “à medida que o mundo se esforça para equilibrar o crescimento econômico equitativo com a gestão ambiental”.

Com ênfase na dignidade humana e no multilateralismo, ele prometeu que dará primazia ao multilinguismo na ação à frente do principal órgão deliberativo da ONU.

Prioridades para o novo período

No topo das prioridades para o novo período da Assembleia Geral está a discussão de “crescimento econômico sustentável, explorando estratégias em favor do crescimento, garantindo sustentabilidade e equidade”.

Em segundo lugar, ele assegurou que a paz e a segurança continuarão “sendo de suma importância, com a procura de estratégias eficazes de manutenção da paz e resolução de conflitos e a determinação para os resolver”, incluindo na Faixa de Gaza, no Haiti e na Ucrânia.

Assembleia Geral abordará os desafios generalizados do terrorismo internacional

ONU/Eskinder Debebe

Assembleia Geral abordará os desafios generalizados do terrorismo internacional

Como terceira questão prioritária para esta nova sessão, Philemon Yang disse que a Assembleia Geral continuará defendendo a proteção e a promoção dos direitos humanos em sua agenda.

O quarto ponto será abrigar discussões sobre o fortalecimento do direito internacional e das estruturas de justiça como “um dos temas-chave das deliberações”, em particular nos domínios do desarmamento, do controle de drogas e do combate ao terrorismo internacional.

Desenvolvimento sustentável

Por fim, Yang disse que a Assembleia Geral abordará os desafios generalizados do terrorismo internacional e terá em conta o desenvolvimento sustentável.

No evento inaugural da 79ª sessão da Assembleia Geral, o secretário-geral da ONU António Guterres disse haver ainda algo que ainda pode ser feito para a realidade de “um mundo em turbulência”.

Líderes globais estarão na organização para a UNGA79 a partir de terça-feira, 24 de setembro

ONU/Manuel Elias

O líder da ONU enfatizou que soluções em todos os níveis podem reativar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e acabar com a pobreza e a desigualdade para estimular o progresso econômico e a criação de empregos para todos, especialmente mulheres e jovens.

Guterres falou ainda da necessidade de soluções para unir o mundo das divisões políticas e acabar com os conflitos, enfrentar a crise climática e convocar o financiamento que os países em desenvolvimento precisam para investir no futuro dos seus povos.

As soluções esperadas incluem que os países tenham uma voz nas instituições globais de finanças, paz e segurança, além de garantir que o uso de tecnologias inovadoras como a inteligência artificial seja em benefício do progresso humano e da igualdade.

FONTE:ONU NEWS