O fim das ruas esburacadas: Nayara propõe uso de resíduos sólidos da construção civil para Asfalto de qualidade
A cidade de Marília enfrenta um problema crônico: suas superfícies asfaltadas estão repletas de irregularidades e buracos. Os cidadãos enfrentam essas condições diariamente, e os acidentes não são raros. A forma com a qual o problema é encarado na cidade tem se mostrado insuficiente e ineficiente.
A candidata a prefeita de Marília, Nayara Mazini (Psol), apresenta uma solução inteligente para isto, contida em seu Plano de Governo.Ela envolve uma alternativa que beneficia tanto a cidade quanto o meio ambiente.
A construção civil é uma das maiores geradoras de resíduos sólidos. Entretanto, esses materiais não precisam ser um fardo. Os resíduos de classe A, frequentemente provenientes de demolições e sobras de obras, podem ser transformados em aliados na recuperação das nossas vias.
A NBR 15115 (Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Execução de camadas de pavimentação – Procedimentos) aponta os cuidados técnicos, como classificar esses resíduos e demonstra como podemos executar essa solução de forma inteligente e com a destinação adequada dos resíduos.
A proposta, assim, é reabilitar a malha urbana utilizando esses resíduos em substituição aos materiais convencionais. Essa abordagem não apenas reduziria o entulho nos canteiros de obras, mas também diminuiria a poluição ambiental. Além disso, estudos mostram que o custo de construção de pavimentação asfáltica pode ser reduzido significativamente com o uso desses materiais alternativos.
Os resíduos podem ser utilizados como material para preparação da base, sub-base e revestimento para a pavimentação. Os estudos apontam que além da redução do custo para execução há um aumento na qualidade obtida no recapeamento em comparação com métodos tradicionais.
As construções que aderirem a essa metodologia de destinação adequada e separação dos resíduos podem ainda receber um selo de qualidade da prefeitura, apontando a preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Portanto, Marília pode se beneficiar duplamente com ruas mais seguras e um impacto positivo no meio ambiente. Esta é uma das várias propostas de Nayara Mazini para o planejamento urbano, com foco na resoluçãode problemas da população, respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.