Meteorologia pede atenção com chuvas repentinas, que podem causar inundações
Esta segunda-feira (16) é feriado no Japão, quando se comemora o Dia do Respeito ao Idoso, e encerra um final de semana prolongado. Mas é preciso ter cuidado com o forte calor, que poderá chegar a mais 35°C em algumas áreas.
Segundo o Weather Map, a frente de chuva de outono, que começou a se mover, estacionará perto do leste do Japão até a quarta-feira (18), com o ar quente e úmido fluindo para o sul.
Nesta segunda-feira as condições atmosféricas estão instáveis, principalmente no oeste e leste do Japão, com previsão de chuvas localizadas e trovoadas durante a tarde.
Os meteorologistas alertam que as chuvas localizadas podem causar inundações de ruas e estradas em um curto período de tempo.
No domingo, na cidade de Isesaki (Gunma), uma chuva repentina com vento forte inundou algumas vias.
Por isso, pedem atenção aos motoristas para que evitem passagens subterrâneas, e que as pessoas se mantenham longe de rios.
Calor
A previsão é de que os termômetros continuarão marcando 35°C, especialmente no norte de Kyushu.
Mas a máxima poderá chegar a 37°C em Hita (Oita) e Kurume (Fukuoka).
Em Kumamoto, Saga e Fukuoka poderá chegar a 36°C, enquanto em Nagasaki, Yamaguchi e Hiroshima, o calor deverá chegar a 35°C.
Esta segunda-feira marca o 58º dia de calor extremo em Dazaifu (Fukuoka) este ano e espera-se que quebre ainda mais o recorde anual do Japão.
A temperatura esperada no centro de Tóquio é de 30°C e o calor poderá ser atenuado na região de Kanto.
No domingo (15), Sapporo registrou temperaturas mais amenas durante o dia, abaixo de 20°C pela primeira vez em cerca de dois meses e meio, mas hoje (segunda-feira) deverá atingir 24°C, o que fica perto do normal.
No oeste e no leste do Japão, há lugares onde o clima extremamente quente continua por mais de 10 dias, mesmo em setembro, e a umidade do verão também é persistente.
No norte do Japão, a diferença de temperatura entre a manhã e a noite e durante o dia está aumentando.
Tufão
O tufão nº 14, chamado de Pulasan, está classificado como grande e forte e poderá atingir as ilhas de Okinawa e Amami, na província de Kagoshima, na quarta-feira ou quinta-feira (19), segundo o Tenki.
O fenômeno surgiu às 21h do domingo nas ilhas Marianas e poderá se fortalecer ainda mais, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
No último boletim foi informado que ele tem pressão central de 1000 hectopascais, uma velocidade máxima do vento de 64 km/h e rajadas de 90 km/h.
Foto: Reprodução
Chuva que atingiu Isesaki, em Gunma, e causou inundações de vias
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE