VariadosVariedades

ANIVERSÁRIO DO SUS! O Sistema Único de Saúde completa 34 anos e Nayara reforça seu compromisso com a melhora da saúde pública de Marília.

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 19 de setembro de 1990, celebra 34 anos como uma conquista fundamental do direito à saúde no Brasil, assegurando acesso universal e igualitário. Nayara Mazini, enfermeira com vasta experiência em saúde pública, representa esse compromisso, atuando há muitos anos no Departamento Regional de Saúde IX, que atende 62 municípios. Mestre em Ensino e Saúde, desenvolve ações desde a promoção da saúde até o tratamento, incluindo uma pesquisa de doutorado na Unifesp sobre Cannabis Medicinal, alinhada à proposta de um cuidado integral, que tem ajudado muitas pessoas com diversas doenças e deficiências a terem uma melhor qualidade de vida.

O SUS enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, desigualdades regionais no acesso e na qualidade dos serviços, e a necessidade de maior investimento em infraestrutura e formação profissional. “Eu conheço de perto as dificuldades e as dores da população, como enfermeira, gestora e também por causa dos vários tratamentos que tive que buscar para minha filha. Mas, o SUS é uma conquista fundamental dos nossos cidadãos e precisamos lutar cotidianamente por sua melhoria”, diz Nayara, mãe atípica de uma filha com autismo e Síndrome rara.

A atuação de Nayara na área demonstra como a gestão local pode promover a equidade e adaptar estratégias às necessidades regionais. A candidata defende a participação social no SUS e promove políticas baseadas em evidências, buscando soluções inovadoras diante dos desafios do sistema.

Ao celebrar o SUS, é importante reconhecer o papel de profissionais comprometidos como Nayara, que lutam pela excelência na saúde pública, reforçando a transformação do atendimento a todos. “Costumo dizer que sou especialista em cuidar de pessoas e por isso vou cuidar muito bem da nossa cidade e sua população. Os trabalhadores de saúde dedicam-se todos os dias a esta função do cuidar, assim como muitas mulheres que cuidam de seus filhos, de pessoas com deficiências e dos nossos idosos. Merecem ser muito mais valorizados”, diz a primeira mulher candidata à Prefeita de Marília.

Viva o SUS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *