Chuvas torrenciais deixaram seis pessoas mortas e duas desaparecidas na província de Ishikawa
Chuvas torrenciais na província central de Ishikawa, no Japão, causaram inundações e deslizamentos de terra em toda a região de Noto. Seis pessoas estão mortas e duas estão dadas como desaparecidas.
A polícia local e o corpo de bombeiros disseram que cerca de dez pessoas foram encontradas perto de um túnel na cidade de Wajima, mas duas delas foram confirmadas como mortas. A reconstrução dos danos decorrentes do terremoto do Dia de Ano-Novo estava em andamento perto do túnel, mas um deslizamento de terra ocorreu no sábado.
Em Wajima, duas mulheres que morreram foram encontradas em uma casa onde ocorriam deslizamentos de terra e em arrozais. Um homem que foi retirado de um rio também foi confirmado como morto.
Autoridades em Ishikawa dizem que uma pessoa foi confirmada como morta na cidade de Suzu. Elas dizem que a pessoa morreu depois que sua casa foi engolida por um deslizamento de terra.
Duas pessoas que foram arrastadas pelos rios nas cidades de Noto e Suzu estão desaparecidas.
Enquanto isso, a polícia e o corpo de bombeiros dizem que quatro casas em Wajima, localizadas ao longo dos rios, foram destruídas. Eles também dizem que quatro residentes estão desaparecidos.
Quase 500 milímetros de chuva foram registrados em Wajima da noite de sexta-feira às 22h no domingo. Quase 400 milímetros foram observados em Suzu. Ambos os números são mais do que o dobro da precipitação média de setembro e também são os mais altos desde que a agência começou a colher dados.
A Agência de Meteorologia do Japão mudou seu alerta emergencial de chuvas fortes em partes da província de Ishikawa para um alerta. Mas ainda está pedindo às pessoas que fiquem atentas a possíveis inundações e deslizamentos de terra na província.
FONTE: NHK PORTUGUÊS