Saúde

Superintendente da Santa Casa de Marília ressalta o tema ‘O diagnóstico é um esforço da equipe’

Em sua palestra de abertura da programação do Dia Mundial de Segurança do Paciente, lembrado neste 17 de setembro, o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, ressaltou o tema “O diagnóstico é um esforço da equipe”, no salão de reuniões da instituição.

“É preciso analisar a entrada, os processos assistenciais e a saída do paciente do hospital. É importante a realização de procedimentos padronizados, seguindo as diretrizes clínicas, a colocação em prática das barreiras e monitoramentos, a existência de estrutura física adequada, uma boa formação com todo o conhecimento adquirido dos profissionais, além de uma cultura organizacional”, salientou Mielo.

Segundo o superintendente da Santa Casa de Marília, as notificações de eventos adversos são importantes para que sejam detectadas as falhas e a partir de então discutidas ações buscando o aperfeiçoamento do atendimento.

“No diagnóstico do cuidado é fundamental levar em consideração os sintomas (queixas do paciente), o sinal (alarme), a investigação (avaliação do processo), os métodos diagnósticos (testagem e auditorias internas) e o diagnóstico feito (indicadores e divulgação dos resultados)”, destacou Mielo.

O ambiente, os equipamentos, as condições gerais do pacientes, o reconhecimento de risco, os processos de trabalho e o papel da equipe de profissionais devem ser avaliados neste trabalho para garantir a segurança do paciente.

Antes da palestra de Márcio Mielo, o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou a importância do acolhimento e do carinho dos profissionais da unidade hospitalar filantrópica mariliense. “Temos que nos preocupar em melhorar cada vez mais o nosso atendimento. Quero agradecer a cada um de vocês por tudo o que têm feito para atender os nossos pacientes. Estamos aqui para salvar vidas e cumprimos com este propósito”.

A coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília, Flávia Lima, salientou que é preciso colocar em prática todo o planejamento realizado. “É necessário sim chamar o paciente pelo nome, seguir todas as classificações e processos para garantir a segurança do paciente. E estas atividades vistas na programação expõem o que é trabalhado para a melhoria contínua dos processos dentro do nosso hospital”.

O tema do Dia Mundial de Segurança do Paciente deste ano, definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é “Melhorar o Diagnóstico para a Segurança do Paciente” e o slogan “Faça Certo, Torne Seguro!”.

A equipe de Gerenciamento de Riscos, em dois horários, às 15h e às 20h30, também neste dia 17 de setembro, comentou sobre “Importância da Segurança do Paciente na Qualidade do Cuidado”. As explanações também estarão sendo realizadas, às 8h e às 20h30 desta quarta-feira (18 de setembro).

A diretora assistencial da Santa Casa de Marília, Renata Trinca, vai abordar o tema “O Diagnóstico Correto e Oportuno é o Primeiro Passo”, às 14h deste dia 18 de setembro.

A entrega dos folhetos educativos “Você pela sua Segurança” será realizada das 14h às 15h, no dia 18 de setembro, nas áreas assistenciais.

O Big Fone – ligações nos ramais dos setores assistenciais com perguntas relacionadas à segurança do paciente – foi outra atividade promovida no Dia Mundial de Segurança do Paciente na Santa Casa de Marília.

Pedágio com dinâmica mantendo as sete metas de segurança do paciente também está acontecendo nestes dias 17 e 18 de setembro, das 18h30 às 19h30, nas proximidades do relógio de ponto da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *