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Ministop pede desculpas por cartaz “discriminatório” contra estrangeiros no Japão

 A rede de lojas de conveniência Ministop pediu desculpas após um aviso com conteúdo inadequado em relação a estrangeiros ser colocado em uma de suas lojas. A empresa informou que o cartaz foi removido e que o local em questão recebeu orientações, informou o HuffPost Japan na segunda-feira (23).

O aviso em questão foi colocado em uma loja Ministop na cidade de Yokohama (Kanagawa). No caixa, havia um cartaz que dizia: “Devido a um incidente de furto de cigarros por estrangeiros, não venderemos cigarros a clientes estrangeiros entre 22h e 7h”, exibido em japonês e inglês.

Uma foto do aviso foi postada na rede social X (antigo Twitter), e a publicação gerou uma onda de protestos direcionados à Ministop.

O aviso foi descoberto por um americano de origem asiática residente no Japão, que, chocado, enviou a foto para um amigo. Esse amigo, com a permissão do autor da foto, postou a imagem no X, o que chamou atenção rapidamente.

Após a postagem da foto, houve uma série de críticas de usuários da rede, além de protestos por meio de ligações e e-mails à sede da Ministop.

Segundo o amigo da pessoa que tirou a foto, em uma conversa telefônica com um representante da Ministop, o conteúdo do aviso foi reconhecido como “inadequado e discriminatório”.

A empresa publicou em seu site uma nota intitulada “Pedido de desculpas sobre a colocação de um aviso inadequado em uma loja Ministop”. A rede prometeu implementar uma educação rigorosa sobre discriminação e direitos humanos para todos os funcionários e associados.

Sobre o conteúdo do aviso, o amigo da pessoa que tirou a foto disse ao HuffPost Japan: “É claro que o furto, como crime, é algo que não deve ser tolerado. No entanto, mesmo que o crime tenha sido cometido por uma pessoa de nacionalidade estrangeira, é evidentemente racista proibir a venda a estrangeiros em geral, e não posso aceitar essa atitude como válida. Gostaria que eles considerassem como as pessoas de nacionalidade estrangeira se sentiriam ao ver esse aviso.”

A Ministop declarou que sua prioridade é fornecer um ambiente onde “todos os clientes possam fazer suas compras com segurança”. Como medida de prevenção, a empresa anunciou que irá reforçar a educação sobre discriminação e direitos humanos para seus funcionários, além de instruir supervisores a revisar todos os avisos exibidos nas lojas.

FONTE; ALTERNATIVA ON LINE

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