DestaquesGeral

Abandono e deterioração marcam Espaço Cultural ‘Ezequiel Bambini’ em Marília

Fundado no início da década de 1990, o Espaço Cultural ‘Ezequiel Bambini’, localizado ao lado da Praça da Bíblia, no centro de Marília, já foi palco de inúmeros eventos culturais, sociais e religiosos. O local, que abrigava festivais, exposições, atividades esportivas e até assembleias públicas, está fechado desde 2020, quando a pandemia levou à suspensão das atividades. Na época, o fechamento foi justificado pela necessidade de uma grande reforma, que, até hoje, não aconteceu. Se estivesse em funcionamento, o espaço estaria comemorando 33 anos de existência. No entanto, o que se vê hoje é um cenário de abandono e degradação.

As janelas quebradas e os vitrais danificados são claros sinais de depredação. Para tentar conter os danos, tapumes de madeira foram instalados em alguns pontos, mas a deterioração continua. O interior do prédio está tomado por sujeira, especialmente provocada por pombos que se acumulam no lugar. Do lado de fora, a situação também é precária: embalagens de comida e garrafas de bebidas vazias revelam que as paredes externas se tornaram abrigo para moradores de rua.

Espaço Cultural ‘Ezequiel Bambini’, fechado há 4 anos, exibe sinais claros de abandono e depredação

Durante a visita da reportagem ao local, um morador de rua foi visto se alimentando à sombra de uma das paredes do espaço. Além de servir de abrigo, o entorno do prédio tem sido utilizado como banheiro improvisado, agravando o estado de abandono.

O espaço, que fica próximo à ferrovia, foi um dos poucos locais culturais do centro de Marília que permanecia ativo até o início da pandemia. Festivais de música, com apresentações que iam desde a moda caipira a bandas de rock, eram realizados regularmente.

Hoje, resta apenas a memória dessas atividades. Um morador que passava pela área relatou a saudade que sente das noites de domingo, quando eventos de música caipira reuniam a comunidade.

“Era uma época boa, o espaço estava sempre cheio, e agora só resta o abandono”, comentou. Sem previsão de reabertura e com o prédio se deteriorando a cada dia, o Espaço Cultural ‘Ezequiel Bambini’ aguarda por uma solução definitiva que devolva à população um dos seus principais patrimônios culturais.

FONTE: JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *