Casa de Repouso Santos Kosei Home celebra 50 anos de fundação
Projeto pioneiro da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – a Casa de Repouso Santos Kosei Home está celebrando 50 anos de fundação. Para marcar a data, foi realizada no dia 22, em Santos, uma cerimônia comemorativa que contou com a presença do presidente da Enkyo, Paulo Saita; dos vice-presidentes Jun Suzaki, Akinori Sonoda e Eiki Shimabukuro; e do presidente honorário da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi; além do presidente da Comissão Administrativa da Casa de Respouso Santos Kosei Home, Sergio Norifumi Doi, colaboradores, voluntários e representantes de associações nikkeis da Baixada Santista.
Na ocasião, foram entregues certificados e lembranças a diretores, colaboradores e voluntários. Presente na solenidade, o fundador da Nissei – rede de farmácias que hoje conta com 430 lojas em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo, sendo 25 na Baixada Santista (oito somente na cidade de Santos) – fez a entrega de doações de mais de 1.200 fraldas, além de produtos de higiene pessoal.
Em seu pronunciamento, Sergio Doi relatou os acontecimentos dos últimos 10 anos. Segundo ele, com o intuito proporcionar uma melhor acessibilidade, segurança e conforto aos internos, foram dados continuidades aos projetos em andamento em 2014, como a conclusão da instalação do elevador externo no ano de 2015 e em 2016, com as verbas derradeiras do fundo Jinnai e da complementação do Enkyo, foram instalados um gerador elétrico, troca das portas dos apartamentos e dos quartos, reforma da câmara frigorífica, reforma dos banheiros do ginásio e troca dos telhados do ginásio.
No ano de 2017, somente com as verbas do Enkyo, foram iniciadas a reforma do prédio que já estava com 27 anos, além de outras melhorias como a troca das fiações elétricas e das instalações hidráulicas e do revestimento dos banheiros. As obras prosseguiram em 2018 ainda com as verbas do Enkyo, com a reforma da cozinha, troca do piso ao redor do prédio, mudança dos portões de entrada e saída, de carros e ambulâncias, construção da guarita e instalação de câmeras em todo o prédio.
Em 2019, ainda com a verba do Enkyo, nova calçada na frente do imóvel, colocação do piso vinílico em todo o prédio, aquisição de máquinas de lavar e de centrífuga, e as reformas das antigas. Em 2020, mesmo com a pandemia da Covid, foram feitas obras com verba do Enkyo: reformas dos banheiros do primeiro andar e cobertura da entrada dos carros. “Em 2021 continuamos com a reforma dos banheiros coletivos do segundo ao quarto andar, lavagem externa e impermeabilização do prédio, aquisição de armários para vestiários e troca das janelas dos refeitórios. Em meados de 2021, final da pandemia, inesperadamente a Jica ofertou um aporte financeiro, onde fomos agraciados com a nova construção onde era o ginásio”, disse Sergio Doi, explicando que, “graças a Jica e ao Enkyo nós temos a estrutura que temos hoje”.
“Em 2023, ainda com a verba do Enkyo, realizamos a troca da mobília de todos os nossos aposentos. E neste ano, com a verba do Enkyo, ainda realizamos a reforma do terraço do 5º andar”, disse Sergio Doi, acrescentando que os investimentos foram necessários por causa da idade do prédio, hoje com 34 anos, e a adequação às novas exigências governamentais.
“Mas graças à ajuda financeira do Enkyo, que conta com a estabilidade do Hospital Nipo-Brasileiro, e do aporte inesperado da Jica em 2022, pudemos realizar todos esses investimentos, e hoje podemos dizer que a casa está bem equipada e atualizada em prol dos idosos”, destacou.
Atividades – Ao jornal Nippon Já, Sergio Doi disse que a Casa de Respouso conta hoje com 55 idosos e é hoje o único residencial para idosos da Enkyo instalada em um prédio. Ele oferece aos residentes acompnhamento de uma equipemultidisciplinar, além de atividades e eventos para manter as tradições culturais japonesas e brasileiras (bigos e jogos diversos, coral, dança japonesa, ginástica ritmicajaponesa, karaokê e musicoterpia).
Sergio Doi informou que, com cerca de 50 funcionários, a entidade consegue arrecadar entre 60% e 65% das despesas e o restante é coberto pela Enkyo. Para garantir a a manutenção de suas atividades, a Casa de Repsouso realiza eventos como bazares beneficentes, festa junina, karaokê beneficente, Festa da Primavera e Festa de Confraternização, além de receber doações.
Eiki Shimabukuro, presidente da Comissão de Revitalização das Casas de Repouso da Enkyo, explicou, além do Kosei Home de Santos, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo mantém outras três Casas de Repouso – Ipelândia Home, em Suzano; Akebono, em Guarulhos; e Sakura Home, em Campos do Jordão; três hospitais (HNipo, no Parque Novo Mundo; Hospital São Miguel Arcanjo e Hospital Dr Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga), uma escolinha para autista (PIPA) e também um ambulatório médico no bairro da Liberdade, totalizando nove unidades com mais de três mil funcionários e mais de mil e trezentos médicos.
Envelhecimento – “É a maior entidade japonesa hoje no Brasil”, destacou Shimabukuro, explicando que “tudo isso é possível graças à visão, à vontade, à persistência dos fundadores e pessoas que deram continuidade para essa grande obra”. Ele finalizou sua fala lembrando que “com esse envelhecimento da população brasileira, como está acontecendo no Japão e em vários países do mundo, cada vez mais será necessário o investimento e o trabalho para cuidar dos nossos idosos para o bem-estar e saúde das pessoas mais que colaboraram e que construíram a base da nossa sociedade”.
Gratidão – Presidente da Enkyo, Paulo Saita reforçou os agradecimentos e destacou que em breve será lançado um livro comemorativo dos 50 anos da Casa de Repouso Santos Kosei Home com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, que anualmente também faz uma grande doação à entidade.
“Nas comemorações dos 50 anos da Casa de Repouso Santos Kosei Home, muitos dirigentes, pioneiros e residentes, já não se encontram mais entre nós. Então, para os que já estão lá no plano espiritual, as nossas reverências e agradecimentos pelas valiosas colaborações prestadas ao longo dos anos. Se hoje a Casa de Repouso Santos Kosei Home pode dar uma boa assistência e conforto aos residentes que hoje residem aqui, é também graças a benevolência e dedicação dos dirigentes, pioneiros e entidades que contribuíram desde a sua edificação”, destacou Paulo Saita, acrescentando que, “nós sempre temos esse sentimento de gratidão para as pessoas que tanto contribuíram para a comunidade, para a sociedade local e para o Brasil e que, de certa forma, engrandeceram também a nossa casa”.
“A diretoria da Enkyo tem uma imensa gratidão aos membros da comissão administrativa anteriores e atual da Casa de Repouso que sem medir esforços, se dedicam voluntariamente para proporcionar melhor desempenho da casa. Agradecimentos também aos funcionários que estão comprometidos nos trabalhos que realizam, proporcionando aos residentes conforto, tranquilidade e alegria merecidos pelo que já contribuíram para com seus familiares e para com a comunidade local e para, enfim, para a sociedade brasileira”, frisou Paulo Saita.
Após o corte simbólico do bolo, Yoshiharu Kikuchi comandou o brinde. Apresentações artísticas fecharam a programação.
(Aldo Shiguti)