Salário mínimo passa para a média nacional de ¥1.055 a partir desta terça-feira
O salário mínimo será aumentado gradualmente a partir desta terça-feira (1º de outubro) em todas as províncias do Japão. O aumento médio em todo o país será de 51 ienes, o maior já registrado, e o salário médio por hora será de 1.055 ienes, publicou a NHK.
O valor do salário mínimo é definido anualmente em cada província por meio de comitês consultivos do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e das agências de trabalho locais.
O novo salário mínimo entrará em vigor em 25 províncias, como Tóquio e Osaka, a partir desta terça-feira. E será implementado gradualmente até 1º de novembro em Tokushima.
O aumento foi de 51 ienes na média nacional, o maior desde que o atual método de decisão foi adotado em 2002.
O maior aumento ocorreu na província de Tokushima, com 84 ienes, seguido por Iwate e Ehime, com 59 ienes e Shimane, com 58 ienes.
No total, o salário mínimo em 27 províncias terão aumento de 51 ienes ou mais.
Nas outras 20 províncias, o aumento foi de 50 ienes.
Além disso, após o aumento, o salário por hora será de 1.055 ienes em média no Japão.
Mas o valor mais alto será pago em Tóquio, 1.163 ienes, seguido por Kanagawa, 1.162 ienes, e por Osaka, 1.114 ienes.
O salário mínimo mais baixo será pago na província de Akita, 951 ienes, seguida por Iwate, Kochi, Kumamoto, Miyazaki e Okinawa, 952 ienes, e Aomori, Nagasaki e Kagoshima, 953 ienes.
A diferença entre o valor mais alto (Tóquio) e o mais baixo (Akita) é de 212 ienes.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar oferece subsídios para apoiar pequenas e médias empresas, assim como pequenos empreendedores, que realizam aumentos salariais e investem em infraestrutura.
Foto: Photo AC
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE