Outubro deve ter maior número de aumento de preços de alimentos e bebidas deste ano
Um novo levantamento realizado no Japão revelou que outubro será o mês com o maior número de alimentos e bebidas sofrendo aumento de preços neste ano.
A empresa de pesquisa privada Teikoku Databank entrevistou quase 200 grandes fabricantes de alimentos e bebidas. Descobriu que os preços de cerca de 2.900 itens devem aumentar este mês.
Quase metade está na categoria de álcool e outras bebidas, incluindo água em garrafa e chás.
Os preços de alimentos processados, como presunto e salsicha, bem como produtos de confeitaria, incluindo chocolate, também irão aumentar.
O Teikoku Databank afirma que padrões climáticos incomuns aumentaram os preços das matérias-primas. Acrescenta que a falta de trabalhadores em todo o Japão aumentou os custos de logística e mão de obra.
A previsão é de que o número total de itens afetados pelos aumentos de preços neste ano seja de cerca de 40% do total em 2023.
O Teikoku Databank afirma que alguns consumidores estão gastando menos com comida ou optando por itens de baixo preço. Diz que essa tendência está levando algumas fabricantes a serem cautelosas com o aumento de preços, optando por reduzir o volume incluso nos produtos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS