Prefeitura de Marília e Secretarias Municipais realizam ações de esporte, bem-estar e saúde em homenagem ao Dia Internacional do Idoso
Evento comemorativo à data reuniu no ginásio ‘Neusa Galetti’ 500 idosos com atividades físicas
Instituído em assembleia geral das Organizações das Nações Unidas em 1990, o 1º de outubro passou a ser celebrado como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Em Marília, a Prefeitura Municipal, com apoio das Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Conselho Municipal do Idoso (Condim), asilo São Vicente de Paulo, entre outras instituições parceiras como a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Universidade de Marília (Unimar) e equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), entre outras entidades assistenciais, comemoraram a data com estilo nesta terça-feira.
Aproximadamente 500 idosos participaram das ações estruturadas pelas equipes assistenciais com atividades de dança, apresentações musicais, gincanas, esportes adaptados, ginástica, prevenção à saúde e bem-estar social com atualização de vacinas, massagens relaxantes, medição da pressão arterial e orientações sobre saúde bucal e de como denunciar abusos ou violência física contra o idoso.
“Um dia realmente para ser celebrado e lembrado por todos sobre a importância de cuidar e acolher os idosos e por isso envolvemos ao máximo o número de idosos nestas gincanas e atividades, tudo gratuito”, explicou Fabiana Fernandes, responsável pela equipe que se dedica a cuidar da saúde de adultos e idosos em Marília, da Secretaria Municipal da Saúde.
“A nossa gestão, recentemente, foi reconhecida e premiada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). No panorama nacional, estamos entre as melhores cidades para se envelhecer em todo o território nacional.No contexto regional da região Sudeste, Marília se destaca ainda mais, ocupando a 6ª posição, à frente de cidades como Bauru”, afirmou o chefe do Poder Executivo.