Outubro Rosa tem programação intensa de combate ao câncer de mama na Santa Casa de Marília
O Outubro Rosa tem programação intensa de combate ao câncer de mama na Santa Casa de Marília. A abertura oficial da campanha aconteceu neste dia 2 de outubro, com palestra no salão de reuniões da instituição. O médico mastologista Carlos Alberto Giandon ressaltou informações importantes como o diagnóstico e o tratamento da doença.
“Prevenir sempre é o alvo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é para que os exames de mamografia sejam realizados anualmente, a partir dos 40 anos de idade. O autoexame deve ser feito por todas as mulheres e inclusive, cerca de 90% dos casos de câncer de mama são descobertos. Caroços e alterações na mama podem ser sinais da doença”, destacou Giandon.
O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama, que corresponde a 29,5% do total de casos de câncer entre as mulheres. “Descobrindo mais cedo fica mais fácil. Entre os exames a serem utilizados, o de mamografia é o mais eficaz, em pacientes mais jovens a ultrassonografia é realizada e em alguns casos são feitas ressonâncias magnéticas. O tratamento pode ser através de quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, durando de seis meses a um ano”.
“É um momento importante em que promovemos palestras e outras atividades para abordar o tema câncer de mama e orientar, sobretudo as mulheres, sobre os cuidados e como é fundamental prevenir e estar atenta a alguns sinais de anormalidade na mama”, ressaltou o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.
Números na Santa Casa
Em 2023, a Santa Casa de Marília realizou 2.649 consultas referentes à Mastologia, com 321 cirurgias realizadas, 8.114 sessões de quimioterapia e 4.050 hormonioterapias.
Campanha nacional
O tema da campanha nacional Outubro Rosa, coordenada pelo Ministério da Saúde este ano é “Mulher: seu corpo, sua vida”.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Mais palestras
Mais palestras para os públicos interno e externo estão previstas para acontecer, com o tema central “Conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa”, nos dias 8 (com as enfermeiras Natalia Yanasse e Adriele Jacomini, às 15 horas), 15 e 21 (com as enfermeiras Tábata Neves e Thayná Oller, às 15 horas e às 19 horas, respectivamente) e 28 (com as enfermeiras Natália Yanasse e Luiza Helena Pereira, às 19 horas), além de sessões de maquiagem, procedimentos e dicas de beleza com o apoio de empresas parceiras.
Mary Kay é uma das empresas parceiras da campanha; sorteios de brindes e procedimentos de beleza estão sendo oferecidos
Camisetas estão sendo confeccionadas e serão vendidas a R$ 45,00, com renda revertida para a promoção de melhorias no setor de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília.
Foto na escada com os colaboradores vestidos com camisetas na cor rosa também será realizada. Os prédios da Santa Casa de Marília, CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), Radioterapia e Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” receberam iluminação na cor rosa.
Além disso, vídeos com informações sobre o câncer de mama com profissionais da Oncologia da Santa Casa de Marília e de pacientes que obtiveram a cura da doença estão sendo postados nas plataformas digitais das redes sociais da internet da unidade hospitalar filantrópica mariliense.