Pedidos de “seikatsu hogo” aumentam 11,5%, com recorde de 1.654.044 famílias beneficiadas
O número de novos pedidos de auxílio subsistência (seikatsu hogo) em todo o Japão foi de 25.235 em julho, um aumento de 11,5% (2.608 solicitações) em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou a emissora NHK na quarta-feira (2), citando os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar no mesmo dia.
As solicitações do benefício aumentaram por dois meses consecutivos a partir de abril deste ano. Em junho, houve uma diminuição, mas o número voltou a crescer em julho.
O número de novos lares que começaram a receber “seikatsu hogo” em julho foi de 21.164, um aumento de 11,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o que equivale a 2.230 famílias a mais.
Com isso, o número total de lares recebendo assistência social em julho atingiu um recorde de 1.654.044, o que representa um aumento de 0,2% (3.552 famílias) em comparação com o ano anterior.
Por outro lado, o número total de beneficiários foi de 2.013.327, uma redução de 7.365 pessoas em comparação com o ano anterior. O Ministério da Saúde acredita que o aumento no número de lares beneficiários pode estar relacionado ao crescimento de pessoas que moram sozinhas.
O Ministério também informou que o número de solicitações de assistência social foi o maior dos últimos 10 anos para o mês de julho.
O aumento nos preços deve estar impactando a vida dos cidadãos de várias formas, e o governo fez um apelo para que as pessoas em dificuldades financeiras consultem os serviços de assistência de suas cidades sem hesitar.
O “seikatsu hogo” é uma ajuda em dinheiro oferecida pelo governo aos cidadãos sem mínimas condições de sobrevivência, como desempregados, deficientes, portadores de doenças graves, aposentados e outras pessoas que não podem trabalhar.
Foto: PhotoAC
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE