Pinturas em biombos são identificadas como obra conjunta de dois artistas da Era Edo
Pinturas em biombos foram identificadas como criação conjunta de Ito Jakuchu e Maruyama Okyo — dois artistas da Era Edo. Um especialista afirma que os biombos são os primeiros do gênero a mostrar claramente uma ligação entre os dois pintores.
O professor Yamashita Yuji, da Universidade Meiji Gakuin, examinou os biombos dourados de dois painéis com pinturas a pincel, de propriedade particular.
Ele concluiu que os biombos foram pintados por volta de 1787 por Jakuchu e Okyo — na época, pintores em Kyoto. A jornalistas, Yamashita disse acreditar que uma representação de galinhas, em um dos biombos, foi pintada por Jakuchu e que uma representação de duas carpas, abaixo de uma ameixeira, no outro, foi criação de Okyo.
Explicou que a sua conclusão se baseia na forma de junção do papel e na localização da assinatura de cada um dos pintores.
Yamashita avaliou que Jakuchu e Okyo retrataram, cada um, cenas nas quais eram competentes e que a qualidade das pinturas é muito elevada. Disse que a pessoa que encomendou os biombos pode ter designado o que deveria ser pintado.
O professor destacou ser esta a primeira vez que são encontradas obras nas quais aparece uma ligação entre os dois artistas.
A partir de junho de 2025, os biombos serão expostos no Museu de Arte de Nakanoshima, em Osaka.
FONTE:NHK PORTUGUÊS