Dia Mundial dos Professores recolhe reflexões sobre futuro da educação
encedores do Prêmio Unesco-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores serão reconhecidos na sede da Unesco; Paris abriga discussões sobre participação da classe docente na tomada de decisão e a necessidade de maior dignidade.
Neste 5 de outubro, Dia Mundial dos Professores, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, enfatiza o papel do grupo na formação dos protagonistas do futuro da educação e a necessidade urgente de inclusão.
Com as celebrações caracterizadas pelo tema Valorizando as vozes dos professores: Rumo a um novo contrato social para a educação, a meta é discutir a inclusão das perspectivas dos docentes em políticas e processos de tomada de decisão.
Série de discussões e atividades
A capital francesa, Paris, acolhe a cerimônia de entrega do Prêmio Unesco-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores.
O evento terá a presença de lideranças da Organização Internacional do Trabalho, OIT, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e da ONG Educação Internacional.
Em paralelo às sessões acontecerá uma série de discussões e atividades centralizadas em ressaltar o papel dos professores e o reconhecimento das contribuições do grupo para a educação.
Pré-estreia do filme Apprendre
Em paralelo à 8ª edição do Prêmio Unesco-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores será realizado um painel onde professores compartilharão pontos de vista e experiências.
As discussões enfatizarão a importância da participação da classe docente em processos de tomada de decisão e na necessidade de se tornar a profissão mais digna e respeitada.
Na sede da Unesco, as comemorações do Dia Mundial dos Professores culminarão com a pré-estreia do filme Apprendre, que já foi exibido no Festival de Cinema de Cannes.
FONTE: ONU NEWS