DestaquesGeral

Secretaria Municipal da Educação leva equipe do Programa Escola em Tempo Integral a São Paulo para experiência imersiva em cultura e educação

Ação faz parte dos projetos de enriquecimento curricular

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realiza visita ao Museu Catavento e espetáculo do Cirque du Soleil, proporcionando aprendizado e experiências únicas para a equipe da Educação Municipal.

Um grupo de educadores, composto por professores, coordenadores, auxiliares de direção e membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação teve a oportunidade de realizar um estudo de meio na vibrante cidade de São Paulo, a capital de nosso Estado. A viagem está inserida no plano de aplicação elaborado pelas escolas participantes do Programa de Escola de Tempo Integral, instituído pelo governo federal através da Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, que tem como finalidade a criação de educação em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o programa visa ao cumprimento da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. Trata-se de um estudo de meio que teve como destaque a visita ao renomado Museu Catavento e à apresentação do Cirque du Soleil, proporcionando enriquecimento para as oficinas curriculares da parte diversificada da matriz de referência das escolas integrais.

O Museu Catavento, um dos principais centros de educação e cultura do Brasil, oferece uma experiência interativa que cativa visitantes de todas as idades. Com exposições que abrangem diversas áreas do conhecimento, o museu instiga a curiosidade e o aprendizado. Durante a visita, os participantes puderam explorar temas como física, biologia e astronomia de forma lúdica e envolvente. “Foi incrível ver como a ciência pode ser tão divertida e acessível”, comentou o diretor Anderson, da EMEFEI Antonio Garcia Egéa, destacando a importância de espaços como o Catavento na formação de cidadãos mais conscientes, além de proporcionar enriquecimento e muita criatividade, tendo como foco a implementação e aplicação na reprodução de espaços no ambiente escolar, elevando a qualidade do ensino no dia-a-dia dos educandos.

Na sequência, os participantes assistiram ao espetáculo “Crystal” do Cirque du Soleil, uma das maiores companhias de artes do mundo. Fundada em 1984, a companhia de circo contemporâneo é reconhecida mundialmente por suas performances artísticas inovadoras que combinam acrobacias, música e teatro. A apresentação, marcada por performances acrobáticas deslumbrantes e uma narrativa visual encantadora, deixou todos impressionados. “O Cirque du Soleil não é apenas um show; é uma experiência que toca o coração e instiga a imaginação. A fusão de arte e técnica no espetáculo demonstrou o poder da criatividade na transformação cultural”, afirmou o secretário da educação Helter Rogério Bochi, que também integrou o grupo de educadores neste evento.

O estudo de meio foi planejado para complementar o programa de Escola em Tempo Integral e fomentar a reflexão crítica sobre a importância da cultura e da educação na formação de uma sociedade mais inovadora e inclusiva. Com a combinação de ciência e arte, os educadores puderam perceber a relevância de ambos os campos no desenvolvimento humano e social. As experiências e aprendizados serão aplicados e explicitados para a comunidade escolar, destacando a importância de promover experiências culturais e educativas como ferramentas para a formação integral no contexto do Programa de Escola em Tempo Integral.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *