Comunidade nikkei terá três representantes na Câmara Municipal de São Paulo
A bancada nikkei na Câmara Municipal de São Paulo permanecerá com três representantes na próxima legislatura. No entanto, com uma alteração. Foram reeleitos Rodrigo Hayashi Goulart (PSD), com 58.715 votos, e George Hato (MDB), com 42.837 votos. Quem também obteve êxito nas urnas foi o policial civil, Márcio Kenji Ito (Pode). Com 32.495 (0, 56%), ele foi eleito para o seu primeiro mandato.
A surpresa ficou por conta da não reeleição de Aurélio Nomura, que buscava seu oitavo mandato. Apesar de ter aumentado sua votação em relação à eleição passada, 28.216 contra 25.316 votos, Aurélio Nomura disse que projetava um crescimento maior na região do Ipiranga, o que acabou não acontecendo. “Apareceram muitos candidatos e, no final, um acabou tirando voto do outro”, disse o parlamentar, explicando que a entrada de Pablo Marçal no jogo também o prejudiou.
Já George Hato destacou que “cada voto dos 42.837 que recebeu representa não apenas um número, mas uma demonstração de apoio às nossas propostas, aos nossos ideais e ao nosso trabalho por uma São Paulo mais saudável e segura”. “Se pudesse, apertaria a mão de cada um em agradecimento. Do fundo do meu coração, abraçaria a cada um e peço que transmitam esse agradecimento”, disse ele ao Nippon Já, afirmando que foi uma campanha muito desgatante, “de muita renúncia”.
Agradeço a todos que acreditaram na continuidade do nosso projeto e que me permitiram seguir como vereador da nossa querida cidade de São Paulo”, explicou o vereador, que está em seu terceiro mandato.
Segundo ele, desde o início de sua trajetória política, “sempre tive como principal proposta incentivar o esporte como ferramenta de transformação social, promover a saúde, fortalecer a educação e valorizar a cultura, especialmente a da comunidade nikkei, à qual pertenço com muito orgulho”.
“Nosso slogan, ‘Mais esporte, menos remédio’, continua sendo um pilar central do meu trabalho, e tenham certeza de que seguiremos nessa direção”, disse George
“Vamos continuar fiscalizando, propondo e apoiando projetos que ampliem o acesso aos serviços de saúde de qualidade e que fortaleçam a nossa rede pública de ensino. Assim como, trabalhar pelo bem estar das crianças, na luta contra obesidade infantil, levando alimentação mais saudável e mais atividades físicas nas escolas”, frisou, afirmando que “a cultura também estará muito presente no nosso mandato, como sempre esteve, assim como a segurança.
Esperança – Em companhia do pai, o ex-deputado Antonio Goulart, Rodrigo Hayashi Goulart foi ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba, para agradecer os 58.715 eleitores que confiaram seu voto para que continuasse seu trabalho. Em seu agradecimento, ele destacou que “cada voto representa uma esperança, uma história e um desejo de ver nossa cidade cada vez melhor”.
Tanto ele como Aurélio Nomura e George Hato disseram que pretendem empenhar esforços para tentar reconduzir Ricardo Nunes à Prefeitura de São Paulo.
Campinas – Outras cidades também terão representantes nikkeis na próxima legislatura. Décima quarta maior cidade do país e a segunda maior do Estado de São Paulo – fora a Capital atrás apenas de Guarulhos, Campinas elegeu Luis Yabiku para seu sexto mandato. Com 4.039 votos, ele foi eleito para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Campinas. Dos 33 vereadores, apenas dez não foram reeleitos. “É uma das menores renovações da Câmara Municipal de Campinas dos últimos tempos”, disse Yabiku, explicando que o fato se deve por conta da emenda impositiva, que permite que o vereador determine parte de seu orçamento em suas regiões de votos. “Tive que lutar também contra esse tipo de movimento porque, desproporcionalmente, os vereadores com mandato acabam tendo uma capacidade muito mais forte do que aquele que está começando ou daquele que está tentando retornar”, disse Yabiku, lembrando que, “teoricamente, fiquei afastado da Câmara por oito anos”.
“Me elegi a útima vez em 2016 só que no ano seguinte assumi a Secretaria de Trabalho e Renda a pedido do partido. Exerci a função de secretário e por conta disso perdi a eleição em 2020, quando fiquei como suplente”, conta Yabiku, explicando que “as pessoas já não associavam minha imagem à Camara e tive que fazer um trabalho muito intenso de divulgação dos vários projetos que viraram realidade na cidade de Campinas.
“Isso criou um diálogo com os eleitores e facilitou minha recaminhada na política como vereador”, disse Yabiku, afirmando que outro fator importante para sua eleição foi a “unidade da comunidade nikkei em Campinas”.
Em Araçatuba, na região Noroeste, a comunidade nikkei elegeu o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Hideto Hoonda. Com 1.433 votos, ele foi o 11º mais votado entre 256 candidatos e ocupará uma das 15 cadeiras na Câmara Municipal.
(Aldo Shiguti)
Como foi a votação dos candidatos
orientais a vereador na Capital
André Ye – Ye Yong Yong (Psb) – 9.267 (0,16%)
Aurélio Nomura – Aurélio Nomura (Psd) – 28.216 (0,49%)
Bruno Sato – Bruno Kendy Sato (Republicanos) – 500 (0,01%)
Cristiane Naomi – Cristiane Naomi Tanizaki (Republicanos) – 283 (0,01%)
Dani Akamine – Daniele Souza Akamine (Mdb) – 707 (0,01%)
Dr Emerson Ramayana – Emerson Ramayana Novaes Silva de Araújo – (Federação Psol Rede) – 203 (0,01%)
Dra Nise Yamaguchi – Nise Hitomi Yamaguchi (União) – 16.554 (0,29%)
Edna Yamada – Edna Genésio da Silva Yamada (Federação Psol Rede) – 505 (0,01%)
Embaixador Paulo Kobayashi – Paulo Sussumu Kobayashi (Psd) – 1074 (0,02%)
George Hato – George Vatutin Hato (Mdb) – 42.837 (0,74%) – Eleito
Helena Suzuki – Helena Nobuco Suzuki Takadachi (Republicanos) – 454 (0.01%)
– Rubens Massashi Ito (Solidariedade) – 299 (0,01%)
Kenji Palumbo – Márcio Kenji Ito (Pode) – 32.495 (0, 56%) – Eleito
Laura Kamia – Laura Hiromi Kamia (Psb) 3.529 (0,06%)
Miya – Anderson Clayton Soares Miyata (Pdt) – 162 (0,01%)
Ota – Iolanda Keiko Miashiro Ota (Pode) – 12.480 (0,22%)
Professor Lucas – Lucas Antonio Nizuma Simabukulo (Pstu) – 458 (0,01%)
Rodrigo Goulart – Rodrigo Hayashi Goulart (Psd) – 58.715 (1,01%) – Eleito
Takeda – Augusto Hideato Cimino Takeda (Prd) – 801 (0,01%)
Yudi Watanabe – Humberto Yudi Watanabe (União) – 4.232 – (0,07%)
FONTE: NIPPON JÁ