Lucro da Aeon cai drasticamente com aumentos salariais e corte nos preços de produtos
Os lucros da grande varejista japonesa Aeon caíram drasticamente nos seis meses encerrados em agosto. A empresa atribui a queda aos aumentos salariais de seus funcionários e à redução de preços dos produtos.
O lucro líquido no primeiro semestre do ano fiscal de 2024 foi de 5,4 bilhões de ienes, ou pouco mais de 36 milhões de dólares. Houve um declínio de mais de 75% em relação ao mesmo período do ano passado.
A queda ocorre apesar de uma elevação de 6,1% nas vendas da operadora de supermercados. A Aeon diz que os aumentos salariais elevaram os custos de pessoal em 188 milhões de dólares.
Os lucros também foram afetados por cortes nos preços de produtos, com o objetivo de atrair consumidores preocupados em economizar.
Por outro lado, a rede de lojas de conveniência FamilyMart anunciou que seu lucro líquido entre março e agosto praticamente dobrou. Foi registrada uma elevação de 98% em relação ao ano anterior em termos de ienes, chegando a cerca de 440 milhões de dólares.
A rede atribui o resultado às fortes vendas de itens de vestuário e alimentos de alta margem de lucro, além de ganhos de capital provenientes da reestruturação de seus negócios na China.
FONTE: NHK PORTUGUÊS