Japão não pretende reduzir impostos e continuará ajudando famílias de baixa renda, diz premiê
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, participou de um programa de debates da emissora NHK, neste domingo (13), dizendo que, como medida contra o aumento dos preços, o governo continuará dando ajuda a famílias de baixa renda, mas ressaltou que o corte do imposto de renda não será implementado no momento devido ao impacto que isso teria na arrecadação.
“Implementaremos políticas de curto prazo, como a concessão de subsídios para famílias de baixa renda. No entanto, para garantir que o aumento dos salários supere o aumento dos preços, a estrutura econômica precisa mudar de um modelo de ‘corte de custos’ para um modelo de ‘alto valor agregado’. Caso contrário, essa tendência não será permanente”, disse.
Quanto à taxa do imposto sobre consumo, ele afirmou: “Se reduzirmos o shouhizei, não conseguiremos garantir uma fonte estável de financiamento para seguro e aposentadoria, por isso, não vamos reduzi-lo. Embora não esteja descartado, por ora, também não estamos considerando aumentá-lo.”
“Embora os cidadãos estejam sofrendo com a alta dos preços, o governo também sente o impacto. Precisamos observar cuidadosamente se a arrecadação do imposto sobre consumo, imposto corporativo e imposto de renda aumentará”, disse o premiê.
Foto: Reprodução/NHK
Primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE