Janela Para o JapãoNotícias

“Cometa do século” pode ser visto do Japão a olho nu até domingo

O cometa Tsuchinshan-ATLAS, também chamado de “cometa do século”, descoberto no ano passado, atingiu seu ponto mais próximo da Terra após ter passado perto do Sol. Nos últimos dias, ele foi observado a olho nu de várias regiões do Japão com sua cauda, informou a emissora NHK.

O cometa chegou mais perto do Sol em 28 de setembro e foi observado com uma longa cauda no céu do Hemisfério Sul no final de setembro e início de outubro.

No domingo (13), o cometa ficou a aproximadamente 71 milhões de quilômetros da Terra. Até o próximo domingo (20), pode ser possível vê-lo a olho nu no Japão, dependendo das condições climáticas.

O cometa pode ser visto em direção oeste ao anoitecer, logo após o pôr do sol, e gradualmente desaparece no horizonte.

Nesta segunda (14) e na terça-feira (15), espera-se que o cometa tenha o brilho de estrelas de magnitude 1.5 a 3, mas, por estar próximo ao horizonte, pode ser ofuscado pelas luzes artificiais.

Entre quarta-feira e domingo, ele pode se tornar menos brilhante (magnitude 2 a 4), mas estará em uma posição mais alta no céu, o que pode facilitar sua observação a olho nu.

No domingo, mais de 100 pessoas foram ao Observatório Astronômico Bisei, na cidade de Ibara (Okayama) para ver o cometa. O cometa também foi fotografado em Hokkaido e na ilha de Ishigaki, em Okinawa.

Se as condições forem favoráveis, o cometa poderá ser visto a olho nu em direção oeste, logo após o pôr do sol, até por volta de domingo, antes de deixar o sistema solar.

Foto: Reprodução/Forbes

Características conhecidas do cometa Tsuchinshan-ATLAS (C/2023 A3):

• Tipo: Cometa de longo período, ou seja, ele tem uma órbita altamente elíptica e leva milhares de anos para completar uma volta ao redor do Sol.
  • Periélio: A data prevista para o periélio (ponto mais próximo do Sol) é em outubro de 2024, quando estará a cerca de 0,39 unidade astronômica (UA) do Sol, que é menos da metade da distância entre a Terra e o Sol.
  • Distância: No seu ponto mais próximo, ele deverá passar a cerca de 0,48 UA da Terra.
  • Magnitude: Há uma expectativa de que o cometa possa atingir uma magnitude entre 0 e 2, o que significa que poderá ser visível a olho nu em áreas com pouca poluição luminosa.
  • Cauda: Existe a possibilidade de o cometa desenvolver uma cauda longa e brilhante conforme se aproxima do Sol, o que tornaria sua observação ainda mais impressionante.
  • Descoberta e observação: O cometa foi descoberto de forma independente por dois projetos em janeiro de 2023, o Observatório Zijinshan e o ATLAS. O cometa está sendo acompanhado de perto por astrônomos, especialmente para monitorar sua evolução e prever com maior precisão seu brilho e características visuais.
  • Cometa de longo período: Como é um cometa que passa pelo sistema solar interno apenas uma vez a cada muitos milhares de anos, sua órbita ainda está sendo estudada, e suas características, como o brilho e o comportamento próximo ao Sol, são incertas.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE