Japão planeja usar biocombustíveis para reduzir CO2 de trens
O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão planeja adotar uma política para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos trens, trocando o óleo diesel por biocombustíveis para sua operação, já no ano fiscal de 2025 que começa em abril próximo.
Em uma reunião com autoridades do setor ferroviário na quinta-feira, o ministério explicou sua política de mudar, em fases, do óleo diesel para biocombustíveis feitos de euglena e óleos de cozinha usados.
As principais operadoras japonesas vêm desenvolvendo trens movidos a células de combustível de hidrogênio. Contudo, elas enfrentam o desafio de altos custos e longo tempo necessários para uso comercial.
Em comparação com as células de combustível de hidrogênio, os biocombustíveis podem ser adotados imediatamente em todos os trens existentes, sem grandes modificações no equipamento.
Desde setembro, o governo vem testando um trem comercial que opera à base de biocombustíveis na linha Gantoku, da JR Oeste, na província de Yamaguchi.
O ministério planeja compartilhar os resultados do teste com as companhias ferroviárias. Também, pretende analisar maneiras de simplificar os procedimentos para que as operadoras de trens possam introduzir biocombustíveis.
Segundo o ministério, os altos preços dos biocombustíveis e a garantia de seu fornecimento estável são questões que devem ser resolvidas antes que possam ser amplamente utilizados em trens.
FONTE: NHK PORTUGUÊS