Sindicato quer aumento salarial de 5% ou mais nas próximas negociações
O maior sindicato de trabalhadores do Japão deverá exigir aumento salarial de 5% ou mais nas negociações durante a primavera de 2025, com o objetivo de sustentar o atual momento de crescimento salarial, disseram fontes familiarizadas com o assunto, publicou a Kyodo.
A Confederação Sindical Japonesa também introduzirá uma meta para pequenas e médias empresas, que deverá ser fixada em 6% ou mais, acrescentaram as fontes.
Os sindicatos garantiram nas negociações deste ano aumentos salariais médios de 5,1%, ultrapassando pela primeira vez o limite de 5% em 33 anos.
Na maior parte das negociações entre sindicatos trabalhistas e empresariais houve consenso da necessidade de aumentar os salários em meio à alta dos preços.
A Confederação, conhecida como Rengo, decidiu que o mesmo nível de aumentos salariais deveria ser alcançado, já que a inflação, em parte devido à forte depreciação do iene, vem corroendo os padrões de vida das famílias, de acordo com as fontes.
Para a Rengo, o peso maior recai sobre os trabalhadores em empresas menores, já que recebem aumentos salariais mais modestos em comparação com grandes companhias.
O aumento salarial médio para empresas menores ficou em 4,45% este ano, mostraram dados da Rengo.
Os aumentos salariais se tornaram uma das principais discussões durante a campanha para a eleição da Câmara dos Representantes do Japão, marcada para 27 de outubro.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE