Com direito a recorde da competição, AMEI conquista 3 medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo.
O Campeonato Brasileiro de atletismo sub-20, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), encerrou-se neste domingo, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.A competição, junto com o Campeonato Brasileiro sub-17, reuniu 335 atletas desde quarta-feira, 16, na zona sul da capital paulista.
Três atletas da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI, Wallace Santos, Kevin Campos e Victor Hugo Nunes disputaram a competição, acompanhados pelo treinador João Pedro de Azevedo.
Wallace Santos que disputou a prova do arremesso de peso, classe F20, conquistou a medalha de ouro com a marca de 9,83 metros e estabeleceu o novo recorde da competição.
Já Kevin Campos, que disputa na classe T43, conquistou duas medalhas. Ouro na prova do salto em distância com a marca de 4,50 metros e bronze na prova dos 100 metros rasos, com a marca de 14”69.
Victor Hugo Nunes, que faz provas de corrida em cadeira de rodas, na classe T54, ficou em 4º lugar na prova dos 100 metros rasos, com a marca de 24”36 e acabou desclassificado na prova dos 400 metros rasos devido a uma irregularidade no percurso.
Para essa competição a AMEI contou com o apoio do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos) que custeou transporte e hospedagem de toda delegação da AMEI.
O Campeonato Brasileiro de atletismo sub-20 tem o objetivo de identificar novos talentos nacionais da modalidade, em provas de pista e campo, nas quais o país tem a maior quantidade de medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: 206 (58 ouros, 81 pratas e 67 bronzes). O Brasil foi o terceiro melhor país na modalidade nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos.
No próximo final de semana será a vez dos atletas da natação entrarem em ação pelo campeonato brasileiro sub-20. A competição ocorrerá em São Paulo.