Japão realiza teste de aterrissagem de caça no destróier Kaga
A Força Marítima de Autodefesa do Japão realizou seu primeiro teste de pouso de um caça no navio Kaga, o maior destróier de sua frota. A embarcação foi modificada para se tornar um porta-aviões de facto.
O plano do Ministério da Defesa é realizar duas grandes modificações no destróier para permitir que os caças furtivos F-35B da Força Aérea de Autodefesa decolem e aterrissem da embarcação. A fase inicial da remodelação foi concluída em março.
Na tarde de domingo, o primeiro teste de pouso de uma aeronave F-35B militar dos EUA foi realizado em águas na costa oeste dos EUA.
A Força Marítima de Autodefesa divulgou quatro fotos na rede social X mostrando a aeronave pousando verticalmente no convés de voo e o caça sendo fixado no convés após o pouso.
Os testes devem ser realizados até meados de novembro.
O destróier Kaga passará por uma segunda fase do trabalho de remodelação, incluindo mudanças em uma seção interna dentro do casco do navio. As alterações devem levar alguns anos para serem concluídas.
O Ministério da Defesa realizou testes de pouso e decolagem em 2021 com o F-35B em outro destróier da mesma classe, o Izumo, após a primeira reforma da embarcação.
O governo japonês diz que os caças F-35B não serão alocados em tempo integral no Izumo e no Kaga e que, portanto, as embarcações não serão consideradas porta-aviões de ataque — algo que é proibido pela Constituição do Japão.
FONTE: NHK PORTUGUÊS