GeralMarília

SPTC confirma projeto para instalar nova sede da Polícia Científica na antiga Cadeia de Marília

Medida atende antiga reivindicação da Seccional de Marília. Processo para a contratação do projeto já está em andamento, aguardando liberação de verba

A Superintendência da Polícia Técnico- Científica (SPTC) informou com exclusividade ao Jornal Cidade que o processo para a contratação do projeto para a instalação da nova sede da Polícia Científica da Seccional de Marília está em andamento, ainda sem verba definida para avançar. A confirmação, mesmo que sem cronograma previsto, busca atender uma antiga necessidade da Seccional de Polícia Civil de Marília, que mantém seu Núcleo de Perícias Criminais nos fundos da Delegacia, em prédio antigo, sem espaço nas salas, dificultando a elaboração de laudos que auxiliem na investigação de crimes.

A necessidade de uma nova sede para a Polícia Científica em Marília é debatida há mais de 10 anos. Em 2013 a Polícia Civil chegou até a ter uma verba de R$ 4 milhões a ser destinada na nova sede, mas o impasse sobre a área a ser destinado o investimento nunca saiu do papel. Na época, a intenção era unir o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal (IML) em um único prédio.

Desta vez o local já não é mais o impasse. Será no prédio da antiga Delegacia Geral de Marília, na rua Gonçalves Dias, 473. Local que no passado foi a cadeia de Marília, e que até ser desativada, há nove anos, abrigava a DIG, 4º DP e Ciretran.

A Polícia Científica tem por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais,  objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais. Esse trabalho é executado por Peritos Criminais, que elaboram laudos a respeito das ocorrências cuja infração penal tenha deixado algum vestígio.

Um perito criminal é um profissional especializado em análise científica e investigativa, desempenhando um papel fundamental no sistema de justiça e na resolução de crimes. Seu trabalho envolve a coleta, preservação, exame e interpretação de provas físicas encontradas em cenas de crime.

A Superintendência da Polícia Técnico- Científica (SPTC) informou que assim que avançar o processo irá divulgar mais detalhes de como será a nova sede da Polícia Científica da Seccional de Marília.

FONTE :JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *