Sociedade médica recomenda medidas para prevenção da pneumonia por micoplasma
Uma sociedade de doenças respiratórias e outras associações no Japão anunciaram em conjunto medidas para a prevenção da propagação da pneumonia por micoplasma, que tem aumentado no país.
A pneumonia por micoplasma é uma doença respiratória causada por bactérias. As crianças são mais suscetíveis à infecção do que os adultos. Os sintomas incluem febre e tosse persistente.
Os casos de pneumonia por micoplasma começaram a aumentar no verão deste ano no Japão. Dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas mostram que o número médio semanal de casos relatados por cerca de 500 instituições médicas de todo o país atingiu um novo recorde no dia 13 de outubro. Foi o terceiro aumento semanal consecutivo desde que um novo método de coleta de dados foi instituído.
O relatório anunciado em conjunto pela Sociedade Japonesa de Doenças Respiratórias e quatro outras sociedades afirma que a pneumonia por micoplasma é facilmente transmitida nas escolas e provavelmente é transmitida pelas crianças aos adultos em casa.
O relatório afirma que uma boa ventilação do ambiente e o uso de máscaras são formas eficazes de impedir que a infecção se propague. As bactérias são transmitidas através de gotículas geradas pela tosse e por espirros.
O relatório diz que já foi confirmado por pesquisadores que uma cepa da bactéria é resistente a um medicamento antibacteriano comumente usado no tratamento de pneumonia por micoplasma.
Ele recomenda aos pacientes que estejam sendo tratados com o medicamento para que consultem o médico novamente caso os sintomas não melhorem por vários dias.
FONTE; NHK PORTUGUÊS