Monte Fuji: coroa de neve deve se formar no cume na próxima semana
O Monte Fuji, sem neve pelo tempo mais longo desde o início dos registros há 130 anos, deve finalmente receber sua famosa coroa de neve de volta na próxima semana, de acordo com informações de um site de meteorologia na quinta-feira (31).
Em média, a neve começa a se formar na montanha mais alta do Japão em 2 de outubro e o acontecimento mais tardio que foi detectado antes deste ano foi em 1955 e 2016, quando os flocos brancos caíram em 26 de outubro.
“Chuva provavelmente irá cair temporariamente perto do Monte Fuji em 6 de novembro”, disse na quinta-feira o site de meteorologia tenki.jp, operado pela Japan Weather Association.
“O ar frio então se moverá e mudará de chuva para neve perto do cume”, disse.
“O clima vai ficar limpo gradualmente e a primeira neve na montanha pode ser observada na manhã de 7 de novembro”.
Uma outra companhia do clima, a Weather News, disse na quarta-feira que “a primeira neve provavelmente será adiada para novembro”.
No ano passado, a neve foi detectada pela primeira vez no Fuji em 5 de outubro.
O verão do Japão neste ano foi de todos o mais quente em registro – igualando-se ao nível visto em 2023 – visto que ondas de calor extremas alimentadas pela mudança climática cobriram muitas partes do globo.
O clima quente vem afetando outras regiões onde neva em todo o globo, com muitos resorts de esqui cada vez mais sendo forçados a confrontar as realidades de um clima em aquecimento.
No Japão, a cidade de Sapporo (Hokkaido) começou a discutir a redução de seu famoso festival de neve devido à falta da ocorrência meteorológica.
FONTE: PORTAL MIE