Tepco remove primeiro fragmento do interior de reator nuclear danificado em Fukushima
A operadora da usina de energia nuclear japonesa Fukushima 1 declarou ter recuperado uma pequena quantidade de detritos de combustível nuclear do recipiente de contenção de um dos reatores que sofreram uma fusão há 13 anos.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, Tepco, informou no sábado que os detritos foram retirados no início do dia do envoltório de contenção da unidade nº 2. Trata-se da primeira retirada de detritos de um recipiente de contenção desde a ocorrência do acidente nuclear em 2011, provocado por um forte terremoto e tsunami.
Foi iniciada em setembro uma tentativa experimental de remover o combustível nuclear derretido misturado com partes da estrutura do reator.
A Tepco está usando um dispositivo de recuperação semelhante a uma tubulação para coletar detritos acumulados no fundo do envoltório de contenção.
Na quarta-feira, o dispositivo capturou com sucesso um fragmento de pequena dimensão, medindo cerca de 5 milímetros e provavelmente pesando vários gramas.
Segundo a Tepco, o dispositivo contendo os detritos foi removido do recipiente de contenção pouco antes das 10h do sábado.
O nível de radiação da amostra coletada será medido no início da próxima semana, com ela ainda dentro de uma caixa de armazenamento em conjunto com o dispositivo de remoção.
Caso a leitura da radiação esteja abaixo de um determinado nível, a amostra será colocada em um recipiente dedicado para o transporte, encerrando o processo de recuperação experimental.
Estima-se que haja 880 toneladas de detritos nos vasos de contenção dos reatores nº 1, 2 e 3.
A remoção é considerada a etapa mais desafiadora no desmantelamento da usina devido aos níveis extremamente altos de radiação.
FONTE: NHK PORTUGUÊS