Carro voador da Toyota poderá viajar entre Tóquio e Shizuoka em 25 minutos
A Toyota Motor Corp. conduziu com sucesso o primeiro voo doméstico de seu “carro voador” através de sua startup Joby Aviation Inc., dos Estados Unidos.
O voo inaugural ocorreu no final de outubro no Toyota Technical Center Higashi-Fuji, em Susono, na província de Shizuoka, mas o anúncio do feito foi no sábado (2), segundo o Yomiuri.
A Toyota pretende iniciar a operação comercial do carro no Oriente Médio e outras regiões já em 2025, com planos para voos de demonstração na feira Osaka-Kansai Expo.
O veículo tem 6 metros de comprimento e 12 metros de largura. Tem capacidade de levar 5 pessoas.
Durante o voo a uma altitude de 500 metros, o nível de ruído relatado chegou a 45 decibéis, o que é mais silencioso do que um carro típico (70 decibéis) ou uma conversa humana (60 decibéis).
A empresa está procedendo para obter a certificação necessária para a operação comercial nos Estados Unidos, Japão, Europa e outras regiões do mundo.
O plano da Toyota com relação ao transporte aéreo vem desde 1943, quando seu fundador, Kiichiro Toyoda criou um protótipo de helicóptero.
A Toyota já investiu aproximadamente US$ 900 milhões (cerca de ¥ 130 bilhões) na Joby Aviation e apoiou o desenvolvimento do veículo com dezenas de executivos e engenheiros.
Durante o anúncio do primeiro voo, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, segurou uma das pás da hélice usadas na aeronave, dizendo: “Com esta tecnologia, levará apenas 25 minutos para viajar do centro de Tóquio até Higashi-Fuji, transformando a vida cotidiana.”
Foto: Reprodução/Toyota Motor
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE