Janela Para o JapãoNotícias

Armazenamento temporário de combustível nuclear usado no Japão é autorizado

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão concedeu oficialmente permissão de utilização do primeiro local de armazenamento provisório de combustível nuclear usado do país.

Situado na cidade de Mutsu, da província de Aomori, no norte do Japão, o local armazenará por até 50 anos combustível nuclear usado de reatores administrados pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio e pela Companhia de Energia Elétrica por Geração Nuclear Nihon.

Em setembro, chegou ao local, em um contêiner de metal, o primeiro lote de 69 blocos de combustível usado. Até 11 de outubro, a Companhia de Armazenamento de Combustível Nuclear Reciclável, que administra a operação, fez verificações de segurança no contêiner e em vários tipos de material.

Na quarta-feira, a direção da Autoridade de Regulação Nuclear ouviu relatório da sua secretaria pelo qual as verificações de segurança não detectaram problemas. O órgão decidiu então emitir o certificado que autoriza a operação.

A Companhia de Armazenamento de Combustível Nuclear Reciclável informou que o seu encarregado recebeu o certificado e que, no mesmo dia, a empresa iniciou a operação.

Moradores locais expressam preocupação com o fato de ainda não ter sido decidido o local de transferência do combustível nuclear usado após o prazo de 50 anos.

O governo japonês planeja transferir o combustível para a usina de reprocessamento da localidade de Rokkasho, situada também na província de Aomori. No entanto, a usina está em construção e a conclusão das obras sofre frequentes atrasos.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *