Janela Para o JapãoNotícias

Salários reais em setembro caem 0,1% no ano, segundo governo

Dados do governo divulgados na quinta-feira (7) mostram que os salários reais no país caíram 0,1% em setembro em relação ao mesmo período de 2023. Este foi o segundo declínio mensal consecutivo, já que o crescimento salarial não acompanhou as altas dos preços.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, os salários reais, que servem como referência sobre o poder de compra do consumidor, em empresas com 30 pessoas ou mais aumentaram 0,6%, após uma queda de 0,4% em agosto, noticiou a Kyodo.

Já os salários nominais, ou a média total de ganhos mensais em dinheiro por trabalhador, incluindo pagamento base e horas extras, aumentaram 2,8% para 292.551 ienes, subindo pelo 33º mês consecutivo, de acordo com o ministério.

Fora os bônus e pagamentos não programados, os salários médios subiram 2,6% para 264.194 ienes, o maior aumento em quase 32 anos. Porém, as horas extras e outros subsídios caíram 0,4% para 19.164 ienes.

Segundo a estatística do ministério, os salários nominais mensais médios cresceram 2,6% para 372.881 ienes para trabalhadores em tempo integral e 1,8% para 106.903 ienes para trabalhadores em meio período.

O governo estima que os preços ao consumidor, usado para os dados salariais, aumentaram 2,9% em setembro, em comparação com 3,5% em agosto.

Embora tenham se tornado positivos nos dois meses até julho, eles caíram em agosto, à medida que o impulso dos bônus de verão diminuiu.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *