Variedades

Índice de confiança dos trabalhadores japoneses cai em outubro

Uma pesquisa do governo japonês revelou que a confiança dos trabalhadores em diversos setores do país caiu pelo segundo mês consecutivo em outubro. A atitude reflete a tendência de consumidores gastarem menos diante do aumento dos preços.

Segundo a pesquisa de observadores da economia do Escritório do Gabinete japonês, o índice de confiança ficou em 47,5 no mês passado, uma queda de aproximadamente 0,3 ponto em relação a setembro.

Menos de 50 pontos significa que há mais pessoas com uma visão negativa da economia do que pessoas otimistas.

A pesquisa é realizada mensalmente com mais de 2 mil pessoas em todo o Japão que dão sua opinião sobre a economia em comparação com a situação três meses atrás.

Uma pessoa entrevistada em um supermercado no sudoeste do país mencionou o aumento dos preços do arroz e de outros alimentos. Ela disse que a inflação está fazendo com que os clientes reduzam o número de vezes que fazem compras e de itens que adquirem.

Uma outra pessoa entrevistada trabalha no setor de transportes no nordeste do Japão. Ela disse que as vendas cresceram em relação ao ano anterior, mas acrescentou que os custos de mão de obra e outras despesas subiram em um ritmo mais rápido. Outros participantes do mesmo setor disseram estar preocupados com a escassez de trabalhadores.

Apesar disso, o Escritório do Gabinete mantém sua avaliação geral de que a economia continua se recuperando de forma moderada, já que gastos de turistas estrangeiros continuam aumentando no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *