Turismo: projeto piloto de ultramaratona em Marília ocorre neste sábado, dia 16, na Rota das Capelas
O circuito já é utilizado por ciclistas e pode se tornar palco para corridas de longas distâncias. Roteiro percorre estradas de terra, vilas, locais históricos e capelas rurais
O grupo Bunka off Road, em parceria com a Associação Rota das Capelas, e apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, realiza neste sábado, dia 16 de novembro, um projeto piloto de ultramaratona na Rota das Capelas de Marília. Participarão 42 atletas convidados para correr em quatro distâncias diferentes, de 31 a 100 quilômetros.
Uma ultramaratona é uma corrida a pé que tem uma distância superior à de uma maratona, que é de aproximadamente 42 quilômetros. Além da distância, as ultramaratonas também podem ser definidas pelo tempo de duração, como provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.
Na ultramaratona de Marília, a proposta é oferecer quatro opções de percurso e dificuldade: prova de 31 quilômetros, 58 quilômetros, 88 quilômetros e 100 quilômetros, todos saindo da catedral basílica de São Bento, às 6 horas da manhã. O trajeto todo, de 100 quilômetros, será percorrido por 4 atletas, que deverão levar, em média, 18 horas para concluir, chegando ao Mosteiro da Divina Misericórdia, em Avencas.
A Rota das Capelas é um percurso ecumênico, de 100 quilômetros de extensão e 1.800 metros de altimetria (variação de altura), que passa por oito edificações religiosas, sendo uma catedral, um mosteiro, uma igreja, quatro capelas e uma gruta. O circuito, que já se tornou oficial para o cicloturismo e provas esportivas, também passa pela primeira estrada aberta, durante o desbravamento da expedição geográfica de Campos Novos Paulista, que mapeou a região.
O circuito começa no centro de Marília, na praça da Catedral Matriz de São Bento, segue em direção à zona Sul e sai da área urbana pela avenida Durval de Menezes, percorrendo a estrada de terra até a ponte do rio do Peixe, em direção à cidade de Ocauçu. Na cidade vizinha o percurso passa por uma formação rochosa famosa e muito bonita, chamada Dedo de Deus, e pela Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, um altar com a imagem da santa incrustada dentro de um paredão de pedra. O itinerário segue pelos distritos de Nova Colômbia e São Benedito (Ocauçu), Amadeu Amaral e finaliza em Avencas.
Segundo o grupo Bunka off Road, a iniciativa é um ‘teste’ para desenvolver, a partir do ano que vem, a realização de um evento bem maior, com vários participantes de cidades de toda a região. O grupo é idealizador do evento de mesmo nome em Borá (região de Assis), que desde 2020 organiza corridas de rua na Serra do Bunka (divisa entre Lutécia e Paraguaçu Paulista).
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, iniciativas como essa são muito bem-vindas para promover o turismo, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico: “Juntamente com o Conselho Municipal de Turismo, procuramos apoiar e unir forças em prol das políticas públicas voltadas ao turismo”, considerou.