Governo do RS reforça parceria histórica com Shiga, província-irmã no Japão
Ogovernador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, realizou sua primeira reunião oficial no Japão, nesta segunda-feira (18/11). A comitiva liderada por Leite visitou a província de Shiga, considerada uma das mais avançadas do Japão em políticas de sustentabilidade e conservação ambiental. O encontro marcou mais um passo no fortalecimento da relação histórica entre os dois Estados, que são províncias-irmãs desde 1980.
No encontro entre o governador Eduardo Leite e o governador Taizo Mikazuki, foram discutidas possibilidades de expansão da cooperação bilateral em áreas como gestão hídrica, resiliência climática e tecnologias ambientais. Um protocolo reforçando colaboração foi assinado entre os dois governantes e Leite reforçou o convite para que Shiga participe das celebrações dos 45 anos de irmandade, que ocorrerão no Rio Grande do Sul em 2025.
“A parceria com Shiga é um exemplo de como podemos construir laços que ultrapassem fronteiras, baseados em valores comuns como sustentabilidade, inovação e preservação ambiental. Estamos empenhados em ampliar essa colaboração”, destacou o governador.
Os representantes da comitiva também participaram de um tour pelo Lago Biwa, o maior lago de água doce do Japão e um dos principais exemplos mundiais de conservação ambiental. Lá, conheceram iniciativas implementadas para o controle de enchentes e a proteção dos recursos hídricos, temas que têm conexão direta com as prioridades do governo gaúcho no momento, especialmente após os recentes eventos climáticos extremos enfrentados pelo Estado. A visita incluiu uma passagem pelo Aqua Biwa, centro de educação ambiental que promove a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
O governador saudou a importância da troca de experiências, em especial no enfrentamento a cheias. Além da parte de educação ambiental, os representantes do governo da província japonesa ressaltaram medidas como construção de diques, retirada e adaptação de casas de áreas de risco, entre outras iniciativas que foram adotadas no local.
“As soluções implementadas por Shiga são inspiradoras e trazem lições importantes para o Rio Grande do Sul, especialmente no que se refere à proteção de nossas bacias hidrográficas e ao fortalecimento de nossa capacidade de resposta a desastres naturais”, ressaltou Leite.
A relação entre o Rio Grande do Sul e Shiga tem como um de seus marcos a construção da Praça Shiga em Porto Alegre, espaço verde de 3.860 metros quadrados revitalizado em 2024 com apoio da província japonesa. A praça reflete a amizade duradoura entre os dois Estados e simboliza o compromisso com a troca de conhecimento e a preservação ambiental.
Também participaram do roteiro em Shiga os secretários estaduais Caio Tomazeli (Comunicação) e Ronaldo Santini (Turismo), o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, os deputados estaduais Frederico Antunes (líder do governo), Airton Artus, Luiz Fernando Mainardi, Vilmar Zanchin e Thiago Duarte, além do presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
A missão no Japão: primeiros passos para fortalecer laços e buscar inovação
A visita a Shiga foi a abertura de uma agenda robusta no Japão, que tem como objetivo estreitar laços institucionais e explorar referências em inovação, desenvolvimento sustentável e resiliência climática. Nos próximos dias, a comitiva gaúcha participará de compromissos com empresas como Toyota, Mitsubishi Heavy Industries e Shizen Energy, além de visitar projetos de destaque em resiliência climática, como o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel, conhecido como “Catedral Subterrânea”.
“O Japão representa um modelo de desenvolvimento que alia tecnologia de ponta e responsabilidade ambiental, pilares que também buscamos implementar no Rio Grande do Sul. Esta primeira etapa da missão nos coloca em contato direto com experiências transformadoras que podem inspirar soluções para os desafios que enfrentamos no Estado,” afirma o governador.
Por Silvio Mori com Assessoria de Imprensa RS / Fotos: Mauricio Tonetto / Divulgação