Começam oficinas para orientar consórcios paulistas a se integrar a sistema de inspeção
Começou nesta quinta (21) no Estado de São Paulo uma série de oficinas presenciais para preparar consórcios intermunicipais a se integrar ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Na prática, municípios vão receber orientações para que adotem um mecanismo para abrir mercado para agroindústrias.
São Paulo já tem nove municípios e dois consórcios intermunicipais integrados ao Sisbi-POA. Isso significa que as agroindústrias que fazem parte dos processos são inspecionadas pelos Serviços Municipais, mas podem vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil. Em geral, essas empresas crescem, aumentam sua produção e, consequentemente, a arrecadação municipal.
As oficinas fazem parte do Projeto ConSIM, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a auditora fiscal Amélia Cristina Teixeira, da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA-SP), quatro oficinas já foram programadas para novembro e dezembro. Nesta quinta ela ocorre em Paraibuna e contempla o Consórcio Intermunicipal Três Rios (Cointri).
No dia 28 será a vez do Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (Cicesp), com a oficina em Itápolis; no dia 10, a oficina acontece em Barretos, atendendo ao Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande; no dia 13, o Consórcio Novo Vale receberá a oficina em São João do Barreiro.
FONTE: MAPA