Saúde

Santa Casa de Marília marca presença no XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

Aproximadamente 430 palestrantes nacionais e 25 internacionais conduziram cerca de 340 sessões científicas no evento

A Santa Casa de Marília marcou presença no XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado de 7 a 9 de novembro, no Windsor Oceânico Convention & Expo Center, na cidade do Rio de Janeiro. “Humanização na era digital” foi o tema central do evento.

A médica coordenadora do serviço de Oncologia da Santa Casa de Marília, Lia Rachel Gaspari e o farmacêutico Fabiano de Oliveira Bueno viveram a experiência profissional, representando a Santa Casa de Marília neste importante congresso.

Ambos profissionais ressaltaram a importância na participação do evento, seja pela aquisição de novos conhecimentos, bem como para a troca de experiências com profissionais de outras instituições. Além disso, eles tiveram acesso a novidades no que diz respeito a equipamentos e medicamentos utilizados no tratamento do câncer.

De acordo com a organização do congresso, “a tecnologia tem revolucionado a Medicina, mas nenhuma máquina ou computador conseguirá substituir o afago, o abraço e a troca de olhares de um profissional da saúde com seu paciente”. 

Além disso, foi destacado que “a inovação e a humanização não têm sentidos opostos. Elas podem e devem ser complementares”. E é justamente isso o que foi enfatizado o XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica.

Maior evento de Oncologia Clínica do País, o Congresso deu origem à SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) e foi fundamental para fortalecer a prática dessa especialidade, chegando à sua 25ª edição, contemplando-se como o principal encontro de atualização profissional nos cuidados e tratamentos contra o câncer.

Além de aulas, palestras, debates e workshops sobre as principais novidades das diferentes subespecialidades oncológicas, o Congresso da SBOC tem sido fundamental para reflexões sobre as políticas públicas de enfrentamento do câncer no Brasil.

Alguns temas que ganharam destaque no evento deste ano foram: economia da saúde, oncologia no SUS (Sistema Único de Saúde), ética médica e, sobretudo, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial na oncologia.

A pesquisa foi outro foco marcante do evento. No congresso, foram apresentados os principais trabalhos científicos realizados por pesquisadores brasileiros e os vencedores do Fundo de Incentivo à Pesquisa promovido pela SBOC. Nesta edição, startups em inovação em saúde tiveram a oportunidade de apresentarem seus trabalhos.

Mais de 3 mil médicos e profissionais da saúde em geral de todas as regiões do Brasil e de mais de 10 países diferentes marcaram presença no evento. Aproximadamente 430 palestrantes nacionais e 25 internacionais conduziram cerca de 340 sessões científicas no XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *