Ex-autoridade de ministério japonês assumirá presidência do Banco Asiático de Desenvolvimento
O Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, na sigla em inglês) escolheu um ex-funcionário de alto escalão de órgão financeiro japonês como seu novo presidente. Kanda Masato é ex-vice-ministro das Finanças, que esteve por trás das recentes grandes intervenções cambiais para conter a desvalorização do iene.
O ADB tem sede na região metropolitana de Manila. Foi fundado em 1966 para promover o desenvolvimento da infraestrutura e a redução da pobreza na Ásia.
Kanda foi recomendado como novo presidente da instituição pelo governo japonês. Ele foi o candidato único para suceder ao presidente Asakawa Masatsugu. Sua candidatura foi apoiada, por unanimidade, pelas economias membros. Ele assumirá o comando do ADB em fevereiro.
Kanda ingressou no Ministério das Finanças em 1987, e atuou em cargos importantes. Trabalhou como vice-ministro das Finanças para assuntos internacionais por três anos até julho. Atualmente, ele é conselheiro especial do Gabinete, responsável pelas finanças e economia internacional.
FONTE: NHK PORTUGUES