Japão fornecerá equipamentos de defesa para 4 países na Ásia e na África
O Japão decidiu fornecer equipamentos para apoiar o monitoramento e vigilância a quatro países da Ásia e da África no âmbito de seu quadro de cooperação em segurança.
O quadro de cooperação, conhecido como Assistência Oficial de Segurança, ou OSA na sigla em inglês, é estruturado para aprimorar as relações de segurança com nações com pontos-de-vista em comum por meio de fornecimento de equipamentos de defesa e outros materiais.
No ano fiscal de 2023, o Japão concordou em fornecer sistemas de radar de vigilância costeira e outros equipamentos às Filipinas, Malásia, Bangladesh e Fiji.
Os quatro países destinatários da OSA para este ano fiscal são Filipinas, Indonésia, Mongólia e Djibouti.
As Filipinas e a Indonésia estão localizadas no Sudeste Asiático. A Mongólia tem fronteira com a China e a Rússia. O Djibouti, país do leste africano, abriga uma base temporária para o pessoal das Forças de Autodefesa do Japão.
O governo planeja fornecer equipamentos para ajudar a melhorar as atividades de monitoramento e vigilância marítima e o controle do tráfego aéreo nesses países. O financiamento será de cerca de 5 bilhões de ienes, ou aproximadamente 33,4 milhões de dólares, previstos no orçamento fiscal de 2024.
Espera-se que acordos formais entre o Japão e cada uma das quatro nações sejam firmados num futuro próximo.
O governo espera que a OSA ajude a promover a cooperação de segurança com os países. Também considera expandir o programa para outras nações, principalmente na região do Indo-Pacífico, no próximo ano fiscal que começa em abril de 2025.
FONTE: NHK PORTUGUES