Trabalhadores não efetivos no Japão buscarão aumento de 10% ou mais em próxima negociação salarial
Trabalhadores não efetivos no Japão poderão receber um novo aumento caso um de seus grupos trabalhistas suceda em seus apelos por novos aumentos salariais de pelo menos 10%.
Na segunda-feira, a organização revelou que repetirá a demanda deste ano nas negociações salariais de primavera no Japão no início do próximo ano. Diz que preços mais altos estão reduzindo os meios de subsistência de seus membros. Também afirma que algumas pessoas limitam suas horas de trabalho para evitar o pagamento de imposto de renda. O grupo afirma que aumentos substanciais ajudarão a incentivá-las a trabalhar mais.
Trabalhadores em tempo parcial e temporários, incluindo aqueles em locais de trabalho sem sindicatos, começaram a buscar aumentos salariais no ano passado. Este ano, cerca de 40 mil membros negociaram com 117 empregadores. Do total, 70 empregadores concordaram com aumentos salariais, embora a média de aumento tenha sido de apenas 3% a 4%.
Obayashi Tetsuya, que dirige um sindicato juvenil na área metropolitana de Tóquio, diz: “A situação atual não acompanhou o aumento dos preços e não levou a um aumento do salário real, nem corrigiu a diferença entre trabalhadores efetivos e não efetivos”.
FONTE; NHK PORTUGUES