Estudantes japoneses destacam-se em pesquisa internacional sobre desempenho em matemática e ciências
Uma pesquisa internacional indica que estudantes japoneses mantêm níveis gerais elevados de desempenho acadêmico em matemática e ciências.
Intitulada “Tendências no Estudo Internacional de Matemática e Ciências (TIMSS)”, a pesquisa é realizada a cada quatro anos por uma entidade da Holanda.
Alunos do Ensino Fundamental de 64 países e territórios participaram da avaliação em 2023. Cerca de 7.800 alunos da 4ª e da 8ª séries do Japão participaram on-line da pesquisa.
A pontuação média em matemática dos alunos japoneses da 4ª série foi de 591, o que lhes garantiu o 5º lugar — mesma colocação obtida na pesquisa anterior. A sua pontuação média em ciências foi de 555, com queda de dois pontos e 6ª colocação.
Alunos japoneses da 8ª série terminaram em 4º lugar em matemática — mesma colocação obtida na pesquisa anterior —, com 595 pontos. Em ciências, eles ficaram em 3º lugar, com 557 pontos, sem alteração em relação à pesquisa anterior.
Singapura liderou o ranking, com as melhores pontuações em matemática e ciências, semelhantes a 2015 e 2019. Estudantes de Taiwan, da Coreia do Sul e de Hong Kong também tiveram um bom desempenho geral.
FONTE: NHK PORTUGUES