JR East aumentará preços pela primeira vez em sua história
A NHK soube que a East Japan Railway (JR East), que atende áreas incluindo Tóquio, planeja aumentar tarifas pela primeira vez em sua história.
Fontes dizem que a maior operadora ferroviária do país buscará permissão do governo para aumentar os preços das passagens com início em março de 2026.
A JR East vem discutindo a mudança porque a população em declínio do Japão não aumentará os números de passageiros. A empresa também diz que ela precisa dos fundos para manter suas operações estáveis.
Ela visa aumentar suas tarifas padrão, assim como os preços para passes de viagens ilimitadas e bilhetes de estudantes em várias linhas.
Por exemplo, a tarifa de base para a linha Yamanote de Tóquio subiria dos atuais ¥150 para ¥160. A loop line conecta principais locais na central de Tóquio.
No geral, a empresa está visando um aumento médio de menos de 10%. Ela também está contemplando tarifas maiores para certos trechos onde preços de bilhetes foram mantidos baixos.
A JR East aumentou tarifas em alguns trechos na área metropolitana de Tóquio em março do ano passado para pagar para renovar estações e deixá-las sem barreiras.
Esse seria o primeiro aumento geral da companhia desde sua fundação em 1987, excluindo período após aumentos do imposto sobre consumo.
Um conselho do Ministério dos Transporte examinará a solicitação a ser apresentada pela empresa.
A JR Hokkaido e a JR Kyushu aumentarão suas tarifas em uma média de 7,6% e 15% respectivamente em abril do ano que vem.
FONTE: PORTAL MIE