EcologiaVariedades

Projeto Banho de Natureza é lançado no Parque Nacional de Brasília

Caminhar no parque é sempre um passeio agradável, principalmente para as pessoas que moram nas grandes cidades. Para ajudar a amenizar o estresse do dia a dia, o Parque Nacional de Brasília (PNB), Unidade de Conservação (UC) localizada no noroeste do Distrito Federal, está com mais uma atração para reunir a família e os amigos. Desde o dia de 29/11 – data em que o Parna comemorou 63 anos – seus visitantes tem a possilidade de viver uma verdadeira experiência de bem-estar, com práticas de Banhos de Floresta para se conectarem ainda mais com a fauna e a flora. A atividade é gratuita e contempla grupos com até 12 pessoas sob supervisão de guias, sempre aos sábados, às 8h30. A atividade estará disponível até julho/2025. Os interessados devem fazer inscrição no link.  

A ação é resultado de uma parceria do WWF-Brasil, do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de valorizar as UCs e as pessoas que vivem em seu entorno como protagonistas no combate às mudanças climáticas.  Para oferecer a melhor experiência aos usuários, foi realizado um treinamento profissionalizante para os técnicos que irão acompanhar os visitantes. “Este foi o primeiro programa gratuito de treinamento de guias de Banho de Floresta, em uma unidade de conservação federal. Estamos muito contentes com o resultado, pois reforça a importância de contar com profissionais capacitados não apenas para informar e orientar, mas para trazer um novo olhar  e proporcionar experiências de valorização da natureza e das áreas protegidas, aliada à saúde  para a população”, declara Felipe Feliciani, analista de conservação do WWF-Brasil. 

Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis 

O contato direto com o ambiente natural e as vantagens que ele traz às pessoas são a premissa principal do conceito Healthy Parks, Healthy People. Implementado há mais de 20 anos em vários países, ele chegou ao Brasil recentemente com o nome Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis. 

Com a liderança do WWF-Brasil, a iniciativa no Parque Nacional de Brasília será o segundo projeto Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis no país. “Em um trabalho de cooperação entre IBE e Fiocruz, as equipes irão coletar dados sobre os impactos que o contato com a natureza produz na saúde – com o intuito de ampliar a compreensão da importância dos parques, das áreas verdes e das árvores no cotidiano das cidades e das pessoas”, diz Feliciani. 

O primeiro projeto, foi realizado em 2022 pelo WWF-Brasil em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e  contou com o apoio de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pelo Hospital Albert Einstein e do Parque dos Eucaliptos, localizado na zona Sul de São Paulo. Com o apoio de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e agentes comunitários, o projeto capacitou mais de 60 profissionais de saúde, e a atuação piloto atingiu 17 pessoas, com mais de 50 anos, e identificou o grau de bem-estar, a conexão com a natureza, o sofrimento psíquico e a vitalidade destas pessoas após quatro sessões de banhos de floresta. Os resultados confirmaram os dados das pesquisas realizadas em outros países. “Mais que teoria científica, o sentimento dos voluntários foi de bem-estar físico e mental”, comenta Feliciani. 

No Parque Nacional de Brasília o objetivo é oferecer a prática do Banho de Floresta aos visitantes para que: sintam os efeitos terapêuticos de uma floresta, ampliem a percepção de sua profunda ligação com a natureza, e percebam que a saúde humana é indissociável de ambientes naturais em equilíbrio. 

“A ciência e a experiência das pessoas comprovam que o Banho de Floresta traz diversos benefícios para a saúde como a melhora na qualidade do sono, concentração e memória; controle da pressão arterial, diminuição da ansiedade, depressão, raiva; e redução dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina”, finaliza Marco Aurélio Bilibio, diretor do IBE e responsável pelo treinamento dos guias. 

Banho de Floresta 

Demais datas (sábados) 
Horário: 8h30
Local: Entrada da Trilha da Capivara, na Água Mineral. 
Inscrições: Acesse o link

Atividade é realizada na Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília

Grupo realizou banho de floresta no dia do aniversário de 63 anos do Parque Nacional de Brasília

FONTE:WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *