Janela Para o JapãoNotícias

Nihon Hidankyo pedirá abolição de armas nucleares na cerimônia de entrega de Prêmio Nobel

Um representante da Nihon Hidankyo, uma organização japonesa formada por sobreviventes dos bombardeios atômicos ocorridos em 1945 em Hiroshima e Nagasaki e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz deste ano, vai pedir a abolição das armas nucleares na cerimônia de premiação, que será realizada nesta terça-feira.

Tanaka Terumi é um dos três copresidentes da Nihon Hidankyo que deverão receber o prêmio no palco durante a cerimônia que terá lugar em Oslo, capital da Noruega. Os outros dois representantes são Tanaka Shigemitsu e Mimaki Toshiyuki.

A cerimônia contará com a presença de 30 representantes, incluindo sobreviventes de bomba atômica e apoiadores da organização japonesa que, há muito tempo, pede a abolição das armas nucleares a partir do ponto de vista dos sobreviventes.

Tanaka Terumi encontrava-se em Nagasaki quando a bomba atômica foi lançada na cidade japonesa. Em um discurso, ele planeja ressaltar o quão devastadora e desumana foi a bomba atômica, citando sua própria experiência de perder cinco parentes, incluindo seu tio e sua tia, devido à tragédia.

Em uma entrevista dada à imprensa antes da cerimônia, na segunda-feira, Tanaka disse que é lamentável que a ideia de utilizar armas nucleares apareça tão facilmente nas discussões das pessoas nos dias de hoje, e que isso o faz se sentir triste. Tanaka disse que sua missão é convencer as gerações mais jovens de que jamais se deve permitir que as armas nucleares coexistam com a humanidade.

FONTE: NHK PORTUGUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *